Maria do Sagrado
Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos foi eleita em outubro de 2024 para seu primeiro mandato como vereadora de João Monlevade. Ela é natural de Nova Era, morou em Dionísio até nov/1977, quando mudou-se para João Monlevade juntamente com a sua família. Filha de José da Luz e Filomena Dias, ela é irmã de Márcia, Socorro e Madeleine. É casada com Geraldo Rosário dos Santos e mãe de duas filhas, Marcela e Mariana.
Com uma formação sólida, Maria do Sagrado iniciou sua trajetória escolar em escolas públicas de Dionísio e João Monlevade. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Kennedy e se graduou em Matemática pela FAFIC em Caratinga, com pós-graduação na área, em Jacarepaguá. Sua carreira como educadora teve início há 37 anos, sendo 33 como professora, 31 deles dedicados à rede pública de ensino, com destaque para o seu trabalho no Centro Educacional de João Monlevade e no CESEC Dona Elza Maria e 3 anos e 3 meses como Secretária de Educação. No começo de sua trajetória profissional, Maria também trabalhou por 3 anos no Banco Real.
Sua experiência como diretora sindical, tanto no SindUte quanto no Sintramon, reflete seu engajamento com as causas da educação e dos trabalhadores.
Como secretária municipal de Educação, entre janeiro de 2021 e março de 2024, Maria do Sagrado implementou diversas ações objetivando uma Educação de qualidade social e mais humanizada.
Entre as suas conquistas, destacam-se a implementação do Piso Salarial para o magistério, a modernização da rede escolar com a instalação de internet e a criação de um sistema de gestão para as escolas.
Além disso, promoveu reformas em 13 escolas e Cemeis, deu início à construção de duas quadras escolares (Monteiro Lobato e Cônego Higino), abriu três novas creches, criando mais de 500 vagas para crianças, contribuindo com o desenvolvimento delas e facilitando a inserção das mulheres no mercado de trabalho.
Frente a pasta, Maria também lançou o Orçamento Participativo Escolar, projeto pioneiro em Minas Gerais, promovendo a cidadania e a democracia na aplicação direta de recursos. Ela também implantou o projeto de Recomposição das Aprendizagens, para apoiar os estudantes após a pandemia.
Outro destaque da sua gestão foi a criação do Grupo de Trabalho para as relações étnico-raciais, com o objetivo de combater o racismo nas escolas, além da aquisição de livros com temas antirracistas para as bibliotecas de todas as escolas e para a Biblioteca Pública Municipal. Maria também trabalhou pela implementação de uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais e psicólogos, para apoiar todas as instituições educacionais da cidade.
Ainda sobre sua atuação na Secretaria de Educação, Maria do Sagrado promoveu formação para a direção, equipe pedagógica e professores da rede municipal de Ensino, deu início à implantação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em João Monlevade e providenciou a autorização e o projeto da nova creche no Bairro Planalto, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Com uma carreira dedicada ao ensino e ao serviço público, Maria do Sagrado se sente preparada para assumir o cargo de vereadora.
Seu lema de vida é: "Muita disposição e esperança para enfrentar sempre os novos desafios!"