Vereadores se reúnem com empresários para avaliar situação do Distrito Industrial

por supervisor — publicado 16/03/2018 15h51, última modificação 16/03/2018 15h51

Vereadores se comprometem a buscar soluções de melhorias para o Distrito Industrial

Os vereadores monlevadenses se reuniram na manhã dessa quarta-feira, 14, com empresários que atuam no Distrito Industrial a fim de buscar soluções para melhorar a infraestrutura do local. A reunião foi agendada após a visita dos parlamentares Toninho Eletricista (PHS), Vanderlei Miranda (PR), Guilherme Nasser (PSDB) e Pastor Carlinhos (PMDB) ao Distrito Industrial na última segunda-feira, 12. O encontro também contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial (Acimon), Cássio Barros Evangelista, e do diretor da entidade, Larlei Quintão.

Segundo Vanilton Dornelas do Nascimento, empresário e presidente da Comissão de Permissionados, a situação do Distrito Industrial é de total descaso. “Atuamos no local há mais 15 anos e até então nada foi feito para melhorar as condições das empresas lá instaladas. Não há infraestrutura adequada, falta segurança, saneamento básico e água potável, além de iluminação. A situação em que o Distrito Industrial se encontra é de abandono”, declarou.

O empresário Carlos Alexandre Barçante, que é permissionário desde 2003, disse que o Distrito Industrial nunca foi prioridade dos governos que administraram João Monlevade e que, por isso, as empresas e colaboradores sofrem com a falta de recursos e desinteresse pelo local. “Já ouvimos tantas promessas ao longo desses anos, mas nada foi feito até então. Já estamos cansados de sermos deixados de lado, em último plano. O que nós queremos é apenas melhores condições para trabalhar”, apontou.

Os vereadores foram taxativos quanto à necessidade de investimentos no Distrito Industrial. Para os parlamentares, é necessário que a Câmara busque junto ao Executivo ações imediatas a fim de melhorar as condições do local, possibilitando até mesmo que outras empresas se instalem no Distrito Industrial. “Na situação em que o Distrito Industrial se encontra, Monlevade perde economicamente, deixando de gerar emprego e renda. Precisamos mudar essa realidade e verificar junto ao Executivo quais ações podem ser tomadas em caráter de urgência a fim de propiciar melhores condições de trabalho às empresas instaladas no Distrito Industrial”, ponderou o presidente da Casa, vereador Djalma Bastos (PSD).

Em ofício entregue aos vereadores, os empresários pedem o agendamento de reunião em caráter de urgência com a prefeita Simone Carvalho (PSDB) para reivindicar o cumprimento da Lei Municipal nº 1.831/2009, que dispõe sobre a implantação e regulamentação do Distrito Industrial.

Entre as ações que estão na lei objetivando uma infraestrutura adequada de trabalho aos empresários, está a construção de portaria no Distrito Industrial; instalação de iluminação pública nas principais via do local; construção de passeios e calçamento dessas vias; água potável para as empresas e viabilização de telefonia, além da documentação definitiva.

Diante da solicitação dos empresários, a Câmara vai encaminhar ofício à prefeita Simone Carvalho pedindo o agendamento de reunião para discutir a situação do Distrito Industrial e verificar quais medidas serão tomadas pela Administração Municipal visando melhorar a infraestrutura do local e das empresas lá instaladas.