Vereadores aprovam projetos de denominação de rua, bairro, praça e UBS

por Acom CMJM publicado 20/06/2024 11h23, última modificação 20/06/2024 11h23

Os vereadores aprovaram em turno único, na reunião ordinária dessa quarta-feira, 19, o Projeto de Lei Nº 1.459/2024, que denomina a atual Rua Londrina, localizada no bairro ABM, como "Moacir Candido da Costa".

A proposta foi apresentada pelo vereador Revetrie Teixeira (MDB) que justificou que a denominação é uma forma de homenagear o senhor Moacir Candido da Costa. Ele nasceu na cidade de Alvinópolis e se mudou para João Monlevade em 1983, onde se estabeleceu no bairro ABM, contribuindo significativamente para a vida comunitária local.

Conhecido por suas habilidades como apicultor, protetor da fauna e flora, e músico, Moacir deixou um legado de amor, bondade e dedicação à família e aos vizinhos. Ele faleceu em 2020, aos 98 anos, deixando esposa, seis filhos, treze netos e oito bisnetos.

Denominação de praça

Também foi aprovado em turno único do Projeto de Lei Nº 1.466/2024, que denomina a praça existente na rua Belo Horizonte, esquina com a rua Porto Alegre, no bairro Baú, como "Praça Silvério Ottoni Guimarães".

Apresentado pelo Vereador Gustavo Maciel (Republicanos), o projeto visa prestar homenagem a Silvério Ottoni Guimarães, “um cidadão cuja vida e ações deixaram um impacto duradouro na comunidade”. Nascido em Ponte Nova, Silvério mudou-se para João Monlevade em 1961, onde se estabeleceu no bairro Baú e se tornou uma figura polivalente e prestativa. Trabalhando como pedreiro, marceneiro, eletricista, enfermeiro e comissário de juiz, ele ajudava os vizinhos em diversas situações, ganhando o respeito e a admiração de todos.

Silvério era conhecido por sua dedicação às festas da igreja e à ajuda contínua aos vizinhos, seja arrumando eletrodomésticos, construindo palanques ou transportando mulheres em trabalho de parto para o hospital.

Denominação de bairro

Como forma de regularizar a denominação do bairro, os vereadores aprovaram o projeto de lei 1.469/2024, de iniciativa do Executivo que denomina Bairro ABM o atual bairro, localizado entre os bairros Palmares, Vera Cruz e Santa Cecília, ao longo da BR 381/262.

De acordo com o projeto, não há no município bairro com a denominação oficial de bairro ABM. Segundo o Executivo, em alguns comprovantes de endereço no local, percebeu-se a indicação do nome do bairro como Feixos, inclusive com CEP nos correios. Para o mesmo bairro, foi sancionada a lei Municipal 2.322/2029 que denomina de Vespasiano a rua projetada localizada no bairro Serra Verde, perpendicular à rua Londrina. Como há duas denominações para o mesmo local (Serra Verde e Feixos), foi constatado a necessidade de regularização do nome do bairro.

O Executivo justifica ainda que a denominação “ABM” se encontra no mapa oficial do município, anexo I do Plano Diretor.

Denominação da UBS

O Projeto de Lei Nº 1.475/2024, que denomina a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cidade Nova como "Ana Maria dos Santos Oliveira" foi aprovado. A matéria foi proposta pelo vereador Leles Pontes (REPUBLICANOS).

A iniciativa, segundo o autor, presta umahomenagem a Ana Maria, figura marcante na história de João Monlevade. Ana Maria dedicou sua vida ao desenvolvimento comunitário, sendo uma das líderes do movimento da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova. Nos anos 90 engajou-se no movimento da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova, apoiando seu esposo, Antônio Sávio de Oliveira

que atuava como delegado do Orçamento Participativo, adotado pela Administração Municipal da Gestão 1997/2000.

As primeiras conquistas da Associação para o bairro Cidade Nova foram iluminação pública, rede de esgoto, rede de água potável, rede pluvial e início da pavimentação das ruas. Ana Maria também lutou pela preservação das nascentes no bairro.

Como participava de todo projeto de urbanização do bairro Cidade Nova, Ana Maria lutou pela construção da UBS – Cidade Nova, esteve à frente da mobilização para que fosse cedido o espaço da Associação de Moradores para a construção do novo centro de saúde.

Ela faleceu em maio de 2003 deixando um legado importante para comunidade.