Vereadores aprovam projeto que garante proteção histórica e ambiental à árvore Imbiruçu em João Monlevade

por Acom CMJM publicado 10/10/2024 11h44, última modificação 10/10/2024 11h44

O tombamento da árvore Imbiruçu (Pseudobombax grandiflorum), localizada na Rua Campinas, no bairro José Elói, foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal de João Monlevade. De autoria do vereador Tonhão (PDT), o Projeto de Lei nº 1.494/2024 busca preservar a árvore como patrimônio histórico, paisagístico, cultural e ambiental, assegurando sua proteção contra qualquer intervenção que possa comprometer sua integridade.

Com cerca de 12 metros de altura e plantada há aproximadamente 63 anos pelos moradores do bairro, a Imbiruçu é considerada um símbolo do bairro José Elói. O tombamento impede qualquer intervenção que possa danificar ou comprometer a integridade da árvore, incluindo corte, remoção, replantio, poda abusiva e outros atos que possam prejudicar sua conservação e estado fitossanitário.

De acordo com Tonhão, “a declaração de tombamento da árvore visa a preservação ecológica contra qualquer ação decorrente do desenvolvimento de empreendimentos no local que venham causar a sua destruição ou prejudicar o seu estado, de maneira que seja garantido o progresso, sem que ocorra o desrespeito a cultura e o meio ambiente”.

O vereador Belmar Diniz (PT), parabenizou o autor pela preocupação com o meio ambiente. Ele ainda informou que juntamente com o vereador Revetrie Teixeira (MDB) apresentaram uma emenda solicitando que o Executivo periodicamente repasse à Câmara informações sobre o estado de saúde da árvore. Belmar ainda lembrou que na localidade conhecida como Pau D’óleo, uma árvore, que era símbolo do local, foi incendiada. Revetrie endossou as falas de Belmar e destacou a importância da proposta.

O projeto agora segue para a segunda votação na Câmara Municipal e, se aprovado, será encaminhado para sanção do Poder Executivo.