Vereadores aprovam alteração de lei, emenda à lei orgânica e homenagem
Em turno único, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram na reunião ordinária dessa quarta-feira, 14, o projeto de lei 1.341/2023, de iniciativa do Executivo. A matéria altera as leis nº 2.430/2021, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025 e a Lei nº 2.477/2022, que trata das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023.
De acordo com a justificativa do projeto, “a matéria é de ordem meramente técnica objetivando a abertura de crédito especial para cobertura das novas ações necessárias à melhoria e constante desenvolvimento dos serviços públicos oferecidos a população”.
O projeto contempla a inclusão de quatro novas ações, sendo a implantação e manutenção da residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos que não possuam condições de autossustentabilidade; manutenção do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (CONSMEPI) e manutenção do CIS-URG Médio Piracicaba que tem como finalidade ações e serviços de urgência e emergência dentre eles o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Por fim, o crédito especial também será usado em ações para garantia aos diretos, proteção, defesa e bem-estar animal.
Na oportunidade, os vereadores também aprovaram o projeto de lei 1.342/2023 que autoriza a abertura de crédito adicional especial para a execução das ações acima. O valor do crédito adicional é de R$1,156 milhão.
Mais aprovações
Ainda na reunião, os vereadores aprovaram a moção de aplausos nº 78 de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante) à Empresa Sartori, pelos relevantes trabalhos que vem realizando, contribuindo na fomentação de empregos, renda e no desenvolvimento do município e região;
Por fim, também foi aprovaram o anteprojeto de lei nº 08/2023, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini, que dispõe sobre o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal no município. Segundo Prandini, a matéria tem por objeto a atualização da lei que instituiu o Serviço de Inspeção Municipal – SIM e os procedimentos para acesso ao serviço de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos para comercialização de origem animal e vegetal visando a sua equivalência à legislação federal.
Para que os produtores registrados no município possam receber a autorização para comércio nacional de seus produtos, é necessária a atualização da legislação municipal, conforme a proposição. Agora a matéria segue para o Executivo que poderá enviá-la novamente como Projeto de lei para ser apreciada e votada pelos vereadores.