Vereadores aprovam a reestruturação do Fundo Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo

por Acom CMJM publicado 02/03/2023 15h25, última modificação 02/03/2023 15h27

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, (01), os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram em primeiro turno o projeto de lei nº 1.322/2022, de iniciativa do Executivo. A matéria dispõe sobre a reestruturação do Fundo Municipal de Turismo, Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo de João Monlevade e dá outras providências.

Para o vereador Belmar Diniz (PT), o projeto possibilita uma oportunidade para o município fomentar o turismo. “Nós temos condição e capacidade para mostrar o que tem de bom em Joao Monlevade. Com o projeto, vamos conseguir capacitar a rede hoteleira, restaurantes, bares, entre outros para receber o turista”.

Leles Ponte destacou que o município estava atrasado, em relação a aprovação da matéria. Ele lembrou que há muitas maneiras de captar recursos para fomentar o turismo, mas faltava um projeto que tornasse isso viável. Leles ainda defendeu a necessidade de ter cargos efetivos qualificados na Fundação, os projetos possam ser continuados e aprimorados durante as mudanças de governo.

Já o vereador Gustavo Maciel (Podemos) enalteceu o potencial turístico da cidade. Ele lembrou que teve um requerimento de sua autoria aprovado na Casa, solicitando informações sobre os Fundos Especiais do município, para saber sobre o funcionamento de cada um. Ainda em sua fala, Maciel destacou que a Casa aprovou um projeto que reconhece a cidade como a Capital do Fio Maquina e que é preciso explorar este título para que o município seja lembrado pela qualidade do material produzido aqui.

Em sua justificativa de voto, o vereador Thiago Titó (PDT) ressaltou a importância da aprovação da matéria e reconheceu que a atual administração municipal promoveu muitos eventos culturais na cidade. No entanto, ele argumentou que é necessário ampliar as atividades culturais para incluir eventos direcionados ao público evangélico.

Por sua vez, o vereador Pastor Lieberth (União), endossou a fala de Titó no que diz respeito a ampliação dos eventos para a classe evangélica, com a comemoração do Dia do Protestante, por exemplo.

O parlamentar Marquinho Dornelas (PDT) lembrou que foi aprovado pela Câmara um projeto que reconhece a música e os eventos gospel como manifestação cultural, porém até o momento não foi sancionado.

Vanderlei Miranda (PL) acrescentou que é importante que a Casa de Cultura apoie as manifestações da igreja católica. Ele observou que em outras cidades da região, durante celebrações especiais, cantores católicos ou evangélicos são frequentemente contratados para se apresentarem em eventos públicos. Por isso, ele gostaria que o mesmo tipo de prática fosse adotado na cidade.

Inclusão do Turismo à Fundação Casa de Cultura

Em segundo turno, os vereadores aprovaram o substitutivo ao projeto de lei nº 1.321/2022, de iniciativa do Executivo, que inclui a promoção e incentivo ao turismo como finalidade da Fundação Casa de Cultura e dá outras providências. A matéria contém emendas.

O projeto visa a inclusão da pasta Turismo dentro das responsabilidades da Fundação Casa de Cultura, permitindo a captação de recursos e geração de receitas para o desenvolvimento e a implantação de programas e projetos que visem à melhoria da infraestrutura e à promoção do turismo local. Além disso, a Fundação será responsável pela promoção e defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.

Requerimentos aprovados

Ainda na reunião foram aprovados os requerimentos:

- nº 14, do vereador Gustavo Maciel, requerendo informações sobre a inclusão de Código de Barra Bidimensional QR nas placas de obras públicas do município de João Monlevade;

- nº 15, do vereador Gustavo Prandini, requerendo Audiência Pública nesta Casa Legislativa, em data a ser acordada, posteriormente, para debate sobre ações e políticas municipais de combate à obesidade e à gordofobia;

- nº 16, do vereador Belmar Diniz, requerendo mais informações com relação à divulgação dos serviços de castração de cães e gatos a partir de 5 meses de idade no Município.

- nº 17, do vereador Tonhão, requerendo informações acerca do processo licitatório do transporte público municipal.

- nº 18, do vereador Tonhão, requerendo informações sobre a instalação de grelhas coletoras de águas pluviais nas ruas SebastiãoAvelino e Eni Leite, no bairro José Elói.

- nº 19, do vereador Marquinho Dornelas, requerendo agendamento de reunião no dia 14 de março, às 14h, com a Secretária de Saúde, Coordenadora da Vigilância sanitária, Secretário de Serviços Urbanos, secretário de Meio Ambiente, membros do COMPA, Membros da Comissão de Saúde, Voluntários da CãoPanhia do Bem, SOS Animais e vereadores para esclarecimentos e busca de soluções para conter o avanço da doença esporotricose e evitar uma epidemia local.