Título de Filho Ilustre post morten entregue na Câmara de João Monlevade
O ex-sindicalista José Quirino dos Santos foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de João Monlevade, na noite dessa quarta-feira, 16. O Título de Filho Ilustre post morten foi recebido pelo filho de Quirino, Igor Viana Santos. Quirino faleceu em 19 de junho de 2021, vítima de um acidente doméstico. A homenagem é de autoria do vereador Gustavo Prandini (PTB).
José Quirino foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos. Em 2011, quando deixou a presidência do Sindicato, ocupou a Secretaria de Administração e Finanças da unidade. À frente desta pasta, um de seus principais focos foi garantir a saúde financeira da entidade para melhor atender aos trabalhadores e trabalhadoras de sua base e à comunidade.
Em discurso, Igor Viana, agradeceu a homenagem prestada ao seu pai e falou dos ensinamentos deixados por ele. “Meu pai sempre teve coragem para dizer o que pensa, para atuar e lutar na causa sindical. Quando era pequeno, fui a um ato sindical onde ele foi panfletar e fazer uma fala, mas um guarda tentou o impedir. Ele bateu o pé e conseguiu fazer o discurso divulgando os diretos dos trabalhadores.”
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Otacílio das Neves Coelho, falou do trabalho prestado por Quirino frente ao sindicato. “Quirino fez muito pelo sindicalismo, não somente em nossa cidade, mas também nacionalmente. Durante todos estes anos fomos agraciados com sua presença e espírito de trabalho coletivo”.
Gustavo Prandini destacou o legado deixado por José Quirino e falou da satisfação em ser autor da honraria. “Este é um momento de alegria por poder prestar homenagear a tudo que Quirino fez na transformação do sindicalismo com envolvimento da comunidade e da cultura abrindo o espaço do sindicato para ser utilizado por todos. Ele plantou a semente de um novo sindicalismo que veremos daqui para frente.”
Ainda em seu discurso, Prandini lembrou que quando foi prefeito convidou Quirino para ser Secretário, mas o mesmo não aceitou dizendo que “precisava concluir a obra no Sindicato”.
Por sua vez, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, também destacou o trabalho desenvolvido por Quirino na cidade. “Quirino não deixou apenas saudades. Ele deixou uma história de luta e a sua contribuição para o movimento sindical de nossa cidade. Um trabalho em prol da classe trabalhadora pautado pelo forte relacionamento com a comunidade e pela sua habilidade em promover negociações responsáveis entre as partes (empresa e classe trabalhadora)”.