Servidores da Câmara participam de palestra sobre “Setembro Amarelo”

por Acom CMJM publicado 16/09/2019 14h42, última modificação 16/09/2019 14h42
Servidores da Câmara participam de palestra sobre “Setembro Amarelo”

Rinaldo Bueno falou sobre os índices de suicídio e as principais causas que levam ao ato

Na manhã dessa segunda-feira, 16, os servidores da Câmara Municipal de João Monlevade participaram de uma palestra sobre o tema “Setembro Amarelo”. A iniciativa teve o objetivo de debater um assunto sério e muito comum nos dias atuais que é o suicídio. A palestra foi ministrada pelo mestre e doutor em Psicologia Rinaldo Conde Bueno, que também é coordenador e professor do curso de Psicologia da Faculdade Doctum Monlevade. Participaram, ainda, os vereadores Cláudio Cebolinha (PTB), Rael Alves (MDB) e Gentil Bicalho (PT), além dos membros da Câmara da Melhor Idade.

Desde 2015 foi criada a campanha do “Setembro Amarelo” pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, ter conhecimento sobre o tema e alertar a população sobre a prevenção do ato. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e essa é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos.