Prédio da Câmara de João Monlevade recebe iluminação azul

por Acom CMJM publicado 06/04/2021 13h45, última modificação 06/04/2021 13h45
Ação visa a conscientização sobre o autismo e se estenderá por todo mês de abril
Prédio da Câmara de João Monlevade recebe iluminação azul

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Durante todo o mês de abril, o prédio da Câmara Municipal de João Monlevade ficará iluminado com a cor azul em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado na última sexta-feira, 2. A ação visa alertar a população sobre o assunto e evitar a discriminação.

Em Monlevade, o dia 2 de abril é considerado Dia Municipal da Consciência do Autismo. A lei nº 2.261 foi sancionada em 2018 pela ex-prefeita Simone Carvalho.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1 em cada 160 crianças no mundo apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas ainda não há números globais confiáveis para adultos. No Brasil, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas tenham o transtorno. Em 2019, o Governo Federal sancionou uma lei que obriga a inclusão, nos censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo.

A OMS descreve o TEA como um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e o comportamento e que pode ser diagnosticado em qualquer idade. O autismo é um espectro: isso significa que cada pessoa autista experimenta diferentes combinações de traços autistas em diferentes intensidades.

Normalmente, a condição é detectada na infância porque os sintomas tendem a surgir nos primeiros dois anos de vida, mas muitas pessoas só percebem que têm TEA na idade adulta ou nunca foram diagnosticadas com o transtorno.