Posto de Identificação da Câmara serve como modelo para região

por Acom CMJM publicado 28/05/2021 13h25, última modificação 31/05/2021 14h53
Nova modalidade de agendamento deverá ser implantada em Itabira
Posto de Identificação da Câmara serve como modelo para região

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Nessa quinta-feira, 27, o Posto de Identificação da Câmara Municipal de João Monlevade recebeu a visita dos coordenadores do Centro de Apoio ao Cidadão da Câmara (CAC) de Itabira. Os servidores Adoniran Pascoal de Souza e Gisele Mônica Ferreira estiveram no Posto para buscar informações de como a modalidade foi implantada, além de conhecer de perto o funcionamento do agendamento online. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), e pela gerente do Posto de Identificação, Tarsila de Figueiredo Diniz Bitencourt.

De acordo com Adoniran, o Posto em Itabira tem enfrentado alguns problemas no que se refere ao agendamento. Ele acredita que a nova modalidade irá solucionar a situação, além de proporcionar mais transparência.

O presidente Gustavo Maciel relatou que antes do agendamento online, o Legislativo monlevadense também encontrava dificuldades. Após a implantação do sistema, o número de reclamações diminuiu e a população tem aderido bem à nova modalidade. “No início, quando implantamos o agendamento, as pessoas tiveram um pouco de dificuldade para se adaptar à novidade. Com o passar do tempo percebemos que o cidadão ficou mais familiarizado com o sistema. A plataforma é muito simples e autoexplicativa e confere mais transparência para a população”, comentou.

Gustavo também falou que se sente satisfeito em saber que a medida adotada pelo Legislativo tem gerado bons resultados e servido como modelo para Câmaras da região. “Acredito que boas ideias devem ser copiadas. Quem ganha com isso é o cidadão”, concluiu.

Sobre o agendamento online

A Câmara de João Monlevade aderiu à nova modalidade desde o último dia 26 de abril. Os interessados em emitir o documento de identidade devem acessar o site cidadao.mg.gov.br e realizar um cadastro.

O sistema de cadastro e agendamento também pode ser feito pelo aplicativo "MG APP Cidadão" disponível para Android e iOS. É importante ressaltar que o agendamento é pessoal e intransferível. Todo o processo deve ser feito com os dados do cidadão que irá emitir o documento.

As vagas são ofertadas diariamente; logo o cidadão deve sempre verificar a disponibilidade. Caso não haja mais horários disponíveis significa que todas as vagas já foram preenchidas para aquele dia.

Já os atendimentos de urgência e emergência são feitos pela Delegacia Regional de João Monlevade. O interessado deverá encaminhar e-mail para identificacaojoaomonlevade1@gmail.com e especificar a urgência ou emergência. A análise se dará pela equipe da Polícia Civil seguindo exclusivamente a determinação do Governo do Estado. Mais informações no site www.joaomonlevade.mg.leg.br.