População aprova agendamento online para emissão de identidade na Câmara

por Acom CMJM publicado 04/05/2021 09h41, última modificação 04/05/2021 09h41
Agendamento teve início na semana passada e os primeiros atendimentos ocorreram nessa segunda-feira
População aprova agendamento online para emissão de identidade na Câmara

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Desde o último dia 26, o Posto de Identificação da Câmara Municipal de João Monlevade deu início ao agendamento online para emissão de carteiras de identidade. A medida foi adotada para resolver um dos grandes problemas que a população encontrava ao fazer o agendamento, que antes era por telefone.

De acordo com o presidente da Casa, Gustavo Maciel, o agendamento online vai proporcionar mais agilidade e, principalmente, transparência na hora de solicitar o serviço. “O Legislativo recebia inúmeras críticas em relação ao sistema de agendamento feito anteriormente. Buscamos uma forma de tornar mais transparente e acessível ao cidadão as vagas disponíveis”, afirmou.

O estudante Gustavo Henrique da Silva Gonçalves compareceu ontem, 3, pela manhã ao Posto de Identificação para emitir o documento. Segundo ele, o agendamento online facilitou o acesso. “Eu já havia tentado fazer o agendamento por telefone, porém não consegui. Através do site, fiz sem nenhum problema. O site é muito interativo e de fácil navegação”, disse.

A babá Tainara Ferreira Domingues também emitiu o documento nessa segunda. Ela relatou que não encontrou problemas para realizar o cadastro. “Quando eu tentei a primeira vez, não tinha vaga disponível. Entrei em contato com o Posto e fui informada que teria que tentar novamente. Três dias depois, tentei e consegui. Achei muito mais fácil e rápido”, comentou.

A dona de casa Regiane Mara Silva Barreto levou a filha Ana Luíza Silva Barreto, de 13 anos, para fazer a primeira via da identidade. Ela elogiou a qualidade do atendimento e falou da facilidade em fazer o agendamento. “Antes eu já havia tentado por várias vezes fazer o agendamento por telefone, mas sempre dava ocupado. Quando conseguia completar a ligação, as vagas já tinham acabado. Pelo site, consegui fazer de forma fácil e ainda pude escolher o melhor horário. Fui atendida rapidamente, sem precisar esperar”, declarou.

Para a gerente do Posto de Identificação, Tarsila Diniz Bitencourt, a aceitação da nova modalidade de agendamento pela população também foi positiva. Segundo ela, todas as pessoas que passaram pelo atendimento nesse primeiro dia disseram estar satisfeitas e que não encontraram problemas para fazer o agendamento. “Toda mudança requer um processo de adaptação. A plataforma é de fácil acesso, além de ser autoexplicativa. É importante que o cidadão leia as informações que estão disponíveis na própria plataforma e nos canais de comunicação da Câmara. Contudo, continuamos disponíveis para qualquer esclarecimento”, pontuou. Tarsila disse, ainda, que as pessoas que precisarem de ajuda para fazer o agendamento devem procurar alguém de confiança, uma vez que o e-mail e a senha são pessoais e dão acesso a outras informações e cadastros de serviços públicos, como por exemplo INSS, Detran, entre outros.

A gerente do Posto destacou que as vagas são liberadas eletronicamente pelo sistema do Governo do Estado. “O Posto de Identificação não possui controle sobre este prazo de liberação”, explicou. Ela lembrou que devido à pandemia e com a redução do número de vagas pelo Estado, o sistema passou a liberar as vagas semanalmente. São ofertadas 45 vagas a partir de sexta-feira para a semana seguinte. As vagas ficam disponíveis até serem preenchidas. É sempre importante o requerente verificar a disponibilidade de vagas no site, pois o cidadão pode cancelar o agendamento e, com isso, a vaga retorna para o sistema. Para fazer o agendamento basta acessar o site cidadao.mg.gov.br e seguir as instruções.

Agendamento para menores de 12 anos

Em virtude da pandemia, houve restrição no número de agendamentos. Dessa forma, estão sendo emitidas carteiras de identidade para menores de 12 anos (faixa etária em que a certidão de nascimento é válida como documento de identidade) apenas em caso de necessidade com comprovação. A medida foi adotada pelo Posto a fim de que as vagas sejam direcionadas para os jovens, adultos e idosos cuja apresentação do documento é obrigatória. Caso seja feito o agendamento para menores de 12 anos, o Posto de Identificação entrará em contato para mais esclarecimentos.