Polo Médio Piracicaba realiza Plenária Regional do Parlamento Jovem
A Câmara Municipal de João Monlevade sediou na última sexta-feira, 12, a Plenária Regional do Parlamento Jovem Minas 2022. Na oportunidade, os jovens do Polo Médio Piracicaba, composto por alunos do município e das cidades de Dionísio, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, votaram as propostas que serão levadas para a Plenária Estadual do projeto que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Durante o ano, os alunos estudaram e discutiram sobre o tema “Saúde Mental do Jovem” e apresentaram propostas sobre o assunto. Depois, cada cidade realizou a Plenária Municipal, quando foram apresentadas 6 propostas de cada cidade, sendo duas de cada subtema.
Já na Plenária Regional, os estudantes priorizaram 3, sendo uma de cada subtema, de acordo com todas as propostas apresentadas. Agora, as matérias serão levadas a votação na Plenária Estadual, quando os estudantes de todo o Estado se reunirão para votarem as propostas.
Durante o evento, a Secretária Municipal de Educação, Maria do Sagrado, parabenizou os alunos pelo empenho e dedicação com o projeto. A fala dela foi endossada pelo presidente da Casa, Gustavo Maciel, que destacou o interesse dos estudantes pelas questões políticas e a importância da participação deles na apresentação de propostas que irão beneficiar toda a população.
Ao final da Plenária, os estudantes escolheram o tema para ser abordado no ano que vem. A sugestão apresentada foi: Violência Sexual Infantil. A proposta também será votada na Plenária Estadual.
Propostas aprovadas
Na Plenária Regional, foram aprovadas as seguintes matérias:
- SUBTEMA I – Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental
1) Suporte psicológico, esportivo e educacional, implementando no ensino médio atividades esportivas, com intuito de promover o relacionamento interpessoal entre os alunos.
- SUBTEMA II – Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental
1) Tornar obrigatório, em praças públicas, ambientes de lazer, cultura e informação em dias específicos no mês, com stands e/ou oficinas de interesse geral que promovam atividades relacionadas ao tema, com intuito de gerar a prevenção primária e secundária dos jovens.
- SUBTEMA III – Uso saudável das novas tecnologias
1) Promoção de atividade de lazer, como acampamentos, oficinas recreativas, jogos, literatura e esportes, onde as pessoas possam interagir com o ambiente natural, compartilhar problemas e experiências, evitando o uso excessivo de tecnologias.