Participantes do Parlamento Jovem recebem certificado na Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 03/12/2021 11h30, última modificação 03/12/2021 11h30

Na tarde dessa quinta-feira, 02, a Câmara Municipal de João Monlevade encerrou as atividades do Projeto Parlamento Jovem 2021. O evento foi marcado com a entrega dos certificados aos alunos participantes.

O projeto teve início em agosto deste ano e o tema abordado foi “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Dez jovens do ensino médio, de escolas pública e privadas do município, participaram das atividades que contou com palestras, debates, cursos e bate-papos sobre o tema. Os estudantes elaboraram propostas acerca do assunto e as matérias foram levadas à votação na Plenária Estadual em Belo Horizonte. Na ocasião, jovens das 102 cidades integrantes do Parlamento Jovem, puderam discutir e votar as propostas.

A aluna Gabriella Júlia Lima representou o município nas discussões na Plenária Estadual. Em discurso, durante o evento de entrega dos certificados, ela relatou a felicidade em ter participado do projeto. “Eu não acredito que esta edição do PJ está acabando. Foram dias de muito aprendizado e de transformação. Confesso que não sabia que nós jovens podíamos ter tanta voz com a apresentação de propostas tão importantes”, contou. Gabriella ainda agradeceu aos coordenadores do Projeto e aos amigos que fez durante o PJ.

Uma das coordenadoras do Parlamento Jovem na Câmara, Giulia Stefane de Paula Leite, fez o uso da palavra e parabenizou os alunos pela participação. Ela destacou que acompanha o projeto desde 2018. “Cada edição é um novo aprendizado”. Giulia ainda agradeceu ao presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), pelo incentivo e por dar continuidade ao projeto.

O vereador Belmar Diniz (PT) parabenizou os alunos pelo empenho durante o projeto. Ele ainda ressaltou a importância da discussão do tema e da participação dos jovens na apresentação de propostas.

O parlamentar, Gustavo Prandini (PTB), ressaltou o progresso dos jovens durante o Parlamento. “Todos estão de parabéns pelas propostas apresentadas e pela desenvoltura em defender as matérias”.

Por sua vez, o vereador Fernando Linhares (DEM), também ressaltou o trabalho desenvolvido pelos alunos durante este período. “Muito me alegra em ver jovens já comprometidos com as causas sociais e principalmente com as causas ambientais”.

O presidente do Legislativo, Gustavo Maciel, enfatizou o compromisso da Câmara em contribuir para a formação política dos jovens. “São os jovens de hoje que irão definir o futuro das próximas gerações. Prepará-los para esta tarefa é um dever de todos nós”, falou.

Maciel também destacou o seu compromisso em atrair a participação dos jovens para os trabalhos da Casa. Ele falou da alegria em saber que uma das propostas apresentadas pelos alunos foi aprovada na Plenária Estadual e compôs o documento oficial do projeto. Gustavo ainda fez o convite para que os estudantes participem da edição do ano que vem, quando será discutida “A saúde mental dos Jovens”, tema sugerido pelos alunos de Monlevade.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do Secretário Municipal de meio Ambiente, Samuel Domingues, da representante da Atlimarjom, Valdete Rosa, da representante da Secretaria Municipal de Educação, Nair Silvia de Cássia e dos diretores das Escolas Manoel Loureiro, Cerp, Luiz Prisco e Geraldo Parreiras.

Receberam o certificado os alunos: Alessa Silva Marques, Débora Souza de Oliveira, Fabian Giovanna Marcolino dos Santos, Gabriella Júlia Lima, Gabriele Oliveira de Souza, Livia Sodré Caldeira Dias, Mariana Cecília Alfeu, Pedro Henrique Venâncio, Samuel Patrick Lopes de Oliveira e Thamilles Domingues Martins de Melo.