Padre Marco José será homenageado pela Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 02/07/2021 14h45, última modificação 05/07/2021 16h40
Cinco proposições foram aprovadas pelos vereadores na última reunião

Na última quarta-feira, 30, durante a reunião ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram a Moção de Aplausos ao Padre Marco José de Almeida, de autoria do vereador Belmar Diniz (PT).

A moção visa homenagear Padre Marco pelo trabalho que ele desenvolve em prol da comunidade e por sua intensa atuação junto às pastorais e movimentos sociais. “Ele inovou a forma de evangelizar. As cerimônias são atrativas e chamam a atenção dos fiéis. Não podemos esquecer o trabalho social realizado por ele na cidade. Esta moção é uma pequena homenagem diante tantas realizações que o Padre fez e tem feito no município. É merecido que ele também receba o título de Cidadão Honorário de João Monlevade”, destacou Belmar.

O vereador Gustavo Prandini (PTB) também endossou a importância do pároco para o município. “Não tenho dúvida nenhuma quanto à liderança do padre, sua história de vida e compromisso social com aqueles que mais precisam”, declarou.

Biografia

Natural de Fortaleza, Padre Marco é graduado em Teologia pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte, e cursou Filosofia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Em 2010 fez estágio na cidade de Ipatinga. No ano seguinte, começou as atividades em Rio Piracicaba onde ficou por três meses. Em maio de 2011, foi transferido para a cidade de Santa Maria de Itabira onde permaneceu por um ano e seis meses.

Já em agosto de 2012, Padre Marco José foi transferido para uma experiência missionária na Prelazia do Marajó, permanecendo por dois anos e três meses. Ao final de 2014, retornou para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e no dia 07 de fevereiro de 2015 foi apresentado como Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade, e empossado Pároco no dia 21 de janeiro de 2016.

Em 27 de novembro de 2018, Padre Marco foi anunciado como novo Vigário Episcopal da Regional II, da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, e empossado no dia 19 de dezembro daquele ano. Ele também é membro da diretoria da Cáritas Diocesana, da Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana, do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, além de assessor da Missão para a Igreja-Irmã.

Mais aprovações

Ainda durante a reunião, foi aprovado em segundo turno o projeto de lei 1.164/2021, de iniciativa do vereador Fernando Linhares (DEM). A proposição dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os postos de combustíveis existentes no município disponibilizarem ao público calibradores de pneus em plenas condições de uso.

Também em segundo turno foi aprovado o projeto de lei 1.172/2021, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas (PDT), que institui como atividades essenciais os estabelecimentos de prestação de serviços de Educação Física públicos ou privados, essenciais para saúde da população.

Já em primeiro turno foram aprovados os projetos 1.191/2021 e 1.193/2021. O primeiro, de iniciativa do vereador Leles Pontes (Republicanos), institui o Dia Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia. O segundo, de autoria do vereador Fernando Linhares, reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva em João Monlevade.

O projeto de lei 1.192/2021, de iniciativa do vereador Tonhão (Cidadania), foi aprovado em turno único. A matéria denomina de José Nicodemos das Graças a rua Projetada, localizada no bairro Palmares, paralela à Alameda dos Dinamarqueses e com acesso pela rua Olavo Bilac.