Iluminação pública: após reunião com Consmepi, vereadores querem posicionamento da Prefeitura e da empresa prestadora de serviço

por Acom CMJM publicado 24/02/2021 15h36, última modificação 24/02/2021 15h36
Reclamações constantes por parte da população motivaram reuniões

Crédito: Cíntia Araújo Tavares/Acom CMJM

A qualidade da prestação de serviços referentes à iluminação pública em João Monlevade vem sendo amplamente debatida na Câmara de Vereadores. Tanto que na última semana, os vereadores se reuniram com representantes do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) para abordar o assunto. O encontro foi em atendimento a um requerimento assinado por Thiago Titó (PDT), Fernando Linhares (DEM), Revetrie Teixeira (MDB), Bruno Cabeção (Avante), Belmar Diniz (PT) e Tonhão (Cidadania). A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião ordinária. Além deles, estiveram presentes Gustavo Maciel (presidente - Podemos), Pastor Lieberth (DEM), Rael Alves (PSDB), Andréa da Saúde (PTB), Dr. Presunto (PDT), Marquinho Dornelas (PDT), Leles Pontes (Republicanos) e Doró da Saúde (PSD). Gustavo Prandini (PTB) justificou ausência e foi representado por sua assessora parlamentar.

O encontro deveria ter ainda a presença de representante da empresa Quark Engenharia, que presta o serviço de manutenção na iluminação pública. Contudo, segundo Titó, em contato telefônico no dia anterior com representante da empresa, este alegou que não havia sido oficiado com antecedência, o que impossibilitaria sua ida. A justificativa não foi bem aceita pelos vereadores, que afirmaram que a burocracia não poderia sobrepor-se ao interesse público. Desta forma, novo encontro já foi agendado, desta vez junto à Quarck, Consmepi, Prefeitura e vereadores.

Consmepi esclarece dúvidas

A reunião da última semana se deu a partir de questionamentos dos vereadores. A secretária executiva do Consmepi, Christiane Linhares Vale, explicou alguns pontos. Segundo ela, a empresa Quarck presta serviço a outros municípios filiados ao Consmepi, mas que desde outubro, o gestor do contrato em cada município é a própria Prefeitura. Assim, as reclamações referentes ao serviço em Monlevade, como atraso no atendimento de chamados, devem ser fiscalizadas em Monlevade pelo Executivo monlevadense.

Outro ponto abordado durante a reunião é que a Quarck recebe o valor de R$3,30 fixo por mês referente a cada poste de iluminação, independente de quantas vezes seja necessária a manutenção do ponto. Diante disso, foi questionado pelos vereadores se a modernização da iluminação pública, a partir da troca de luminárias para lâmpadas de led, não poderia ser revertida em economia para os cofres públicos e consequentemente, para a população. Contudo, foi explicado pelos representantes do Consmepi que o valor é definido a partir de licitação. Assim, é necessário novo certame para as modificações pertinentes ao preço acordado.

Atrasos no atendimento dos chamados

A demora no atendimento aos chamados de manutenção e, em especial, de trocas de lâmpadas, também foi muito questionado pelos vereadores. Os legisladores citaram como exemplo que eles próprios já abriram chamados para trocas de lâmpadas por meio do telefone 0800 666 2001, canal criado exclusivamente para isto. Contudo, passados mais de 20 dias, alguns pedidos não foram atendidos. Novamente, foi reforçado pelo Consmepi a responsabilidade da Prefeitura em zelar pelo cumprimento do mandato. Além disso, Christiane deixou claro que a única forma do Consmepi acompanhar mensalmente os atendimentos feitos pela Quarck Engenharia é com o chamado aberto via 0800. “De outra forma foge ao nosso controle”, explicou.

Devido ao grande número de questionamentos e a falta de esclarecimentos dos outros atores envolvidos, os vereadores pediram nova reunião ainda esta semana, com a presença não apenas de representantes do Consmepi, mas também da Quarck e da Prefeitura. O ofício agenda a reunião para esta sexta (26), às 9h, na Câmara de João Monlevade.