Guarda de Congado, empresários e sargento serão homenageados pela Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 20/06/2024 11h21, última modificação 20/06/2024 11h21

Na reunião ordinária desta quarta-feira, 12, os vereadores aprovaram quatro projetos que concedem homenagem a personalidades e instituições que têm contribuído significativamente para a comunidade local.

O projeto de Resolução Nº 481/2024 concede o Diploma de Honra ao Mérito à Associação Cultural do Congado de Nossa Senhora Santana do bairro Laranjeiras. A matéria foi proposta pelo vereador Bruno Cabeção (Avante). Segundo o parlamentar, a homenagem é “reconhecimento do povo monlevadense pelos relevantes serviços prestados à comunidade, nas áreas de preservação e promoção das tradições culturais do município, e até mesmo além se suas fronteiras, influenciando a cultura do país como um todo”.

Com uma história rica e longa, a Associação é um referencial na celebração das tradições do congado, uma expressão cultural enraizada na identidade afro-brasileira. A Associação Cultural do Congado tem participado ativamente de festivais e eventos em todo o país, promovendo a diversidade cultural brasileira e fortalecendo os laços comunitários.

Cidadão Honorário

O outro projeto de resolução aprovado foi de nº 485/2024 que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de João Monlevade ao senhor Marcílio de Carvalho.

A proposta é do vereador Marquinho Dornelas (Republicanos). Segundo o autor, a homenagem é “como reconhecimento do povo monlevadense, pela excelente atuação no âmbito esportivo e empresarial promovendo emprego e renda, proporcionando oportunidades de trabalho e beneficiando de forma social diversas entidades de nossa cidade”.

Marcílio é natural de Alvinópolis, e se mudou para João Monlevade em 1963. Ao longo de mais de 50 anos, ele e sua família se mantém no setor empresarial, com destaque para a Padaria Globo, que gera emprego e renda na comunidade. Eles também possuem a Utilar Globo, Globo Ciclo e Divino Lanche.

Além de suas atividades empresariais, Marcílio tem contribuído significativamente para diversas entidades sociais, incluindo a Sociedade São Vicente de Paulo, Hospital Margarida e APAE, Fundação Crê Ser, Colônia Bom Samaritano, entre outras. Também tem um legado no esporte local, sendo um dos fundadores do Carneirinhos Futebol Clube e da Arena Esportiva.

Filho Ilustre

Também foi aprovado na reunião o projeto de resolução 486/2024, de iniciativa do vereador Doró da Saúde (Avante), que concede o Título de Filho Ilustre do município ao senhor César Henrique Gandra.

De acordo com Doró, a homenagem é “em reconhecimento do povo Monlevadense à sua notável trajetória profissional empreendedora na área de autopeças, contribuindo em grande proporção para o desenvolvimento da nossa cidade”.

O empresário César Henrique Gandra é natural de João Monlevade e conhecido por sua trajetória na indústria automotiva. Desde jovem, demonstrava interesse pela mecânica. Após se dedicar às artes marciais na adolescência, concentrou-se na mecânica automotiva, trabalhando na oficina da família e aprimorando suas habilidades.

Em 2004, motivado pela paternidade e inspirado pelos pais empreendedores, adquiriu metade da empresa do pai, transformando-a na base da TOTALVOLKS, especializada em peças Volkswagen. Ao longo dos anos, expandiu seus negócios com uma retífica de cabeçotes e uma casa de peças, enfrentando desafios durante crises econômicas. Em 2017, após um período difícil, fundou a TOTALVOLKS, revitalizando sua visão empresarial em João Monlevade.

Moção de Aplausos

De iniciativa do vereador Revetrie Teixeira (MDB), os vereadores aprovaram a Moção de Aplausos nº 116, ao Sargento João Marcos de Magalhães Pereira. Segundo o autor, a Moção “é pelos relevantes serviços prestados pelo sargento Magalhães à comunidade e por sua dedicação na área da segurança pública, e na proteção dos cidadãos garantindo a segurança na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Sargento Magalhães é casado e pai de dois filhos. Ele é natural de Ipanema, onde estudou e participou inclusive da guarda mirim da cidade entre os anos de 1996 e 2002. Em 2007,

incorporou as fileiras da Polícia Militar de Minas, realizando o Curso Técnico de Segurança Pública na cidade de Manhuaçu, sendo promovido a Soldado de 2ª Classe da PM e em seguida Soldado de 1ª Classe PM, vindo a ser transferido para a cidade de Piedade de Caratinga/MG.

Em 2015 foi promovido a Cabo, vindo a atuar nas cidades de Córrego Novo e Bom jesus do Galho. Atualmente está atuando na cidade de João Monlevade, onde reside com sua família.

As entregas das honrarias serão realizadas na Câmara, em data a ser agendada.