Evento marca lançamento da Procuradoria da Mulher na Câmara de Monlevade
Nessa terça-feira, 08, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou o lançamento da Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo.
O evento ocorreu no plenário da Casa e contou com as presenças do presidente, Gustavo Maciel (Podemos), do vereador Gustavo Prandini (PTB) que é o autor do projeto que institui o órgão e dos vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Belmar Diniz (PT), Thiago Titó (PDT), Marquinho Dornelas (PDT), Leles Pontes (PRB). Também estiveram presentes representantes do Executivo, do Conselho Municipal das Mulheres, Associação Mulheres em Ação e Polícia Militar.
As servidoras Rosemeire Domingues Magalhães e Nilma do Carmo Linhares Vieira tomaram posse como Procuradora e Procuradora Adjunta da Mulher respectivamente. Após tomarem posse, as procuradoras falaram da alegria em assumir as atividades. Elas também agradeceram a oportunidade e se colocaram à disposição para trabalhar em prol dos assuntos referentes à defesa das mulheres e à promoção da igualdade de gênero.
Na oportunidade, Rosemeire explicou que a Procuradoria terá atuação independente e suprapartidária, sem subordinação aos interesses políticos. Ela ainda destacou que o órgão não acarretará novas despesas para a Casa, uma vez que os trabalhos dependem apenas do compromisso e disposição do Legislativo.
Ainda em sua fala, Rosemeire relatou as ações que serão desenvolvidas pela Procuradoria, que tem como objetivo trazer visibilidade às causas femininas, acolher as mulheres e receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação. Segundo ela, também será de competência do órgão realizar seminários, audiências públicas, palestras e debates sobre o tema além da divulgação de campanhas culturais e educativas.
Os vereadores parabenizaram a iniciativa da criação da Procuradoria e destacaram a escolha das servidoras que estarão à frente do órgão. Eles foram unânimes em dizer que estão à disposição para contribuir na busca de políticas públicas voltada às mulheres.
O vereador Gustavo Prandini falou da alegria em ver que o projeto apresentado por ele se concretizou. “No Brasil, muitas leis são aprovadas, mas às vezes não são implantadas. Agradeço ao presidente da Casa, pelo apoio e pela sensibilidade para colocar em prática a matéria”. Prandini ainda lembrou que no país há apenas 170 Procuradorias implantadas. Ele falou da expectativa em ver o funcionamento do órgão para que o assunto em defesa aos direitos das mulheres seja debatido durante todo o ano, não somente no mês de março.
Em discurso, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, frisou que o Lançamento da Procuradoria é um passo importante e um marco para o Legislativo. Maciel ainda lembrou que a Câmara tem dado a sua contribuição nos assuntos relacionados à defesa e direitos das mulheres. “No ano passado promovemos o Fórum Laço Branco, com objetivo de discutir sobre a violência contra a mulher. Desejo que a Procuradoria, lançada hoje, seja referência para as mulheres monlevadenses. Que aqui elas tenham um espaço para apresentar seus problemas e buscar soluções, bem como serem atendidas, acolhidas e orientadas”.
Ao final do evento, a psicóloga Poliana Prandini, ministrou uma palestra com o tema “Saúde Mental da Mulher” com a abordagem a respeito dos impactos da violência na vida das mulheres.