Empresários e atleta serão homenageados pela Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 23/05/2024 11h08, última modificação 23/05/2024 11h08

Durante a reunião ordinária dessa quarta-feira os vereadores aprovaram três projetos de resolução que concedem honrarias a pessoas que se destacaram no município.

O primeiro deles, de nº 480/2024, concede o Título de Filho Ilustre de João Monlevade a Thiago Lucas Lopes Ferreira. A matéria, proposta pelo vereador Fernando Linhares (Podemos), reconhece a notável trajetória profissional de Thiago Lucas, destacando sua atuação em vários municípios da região do Médio Piracicaba, além de sua capacidade de liderança e sua valiosa contribuição para a sociedade como empreendedor na área da saúde, com uma clínica médica e laboratório de análises clínicas.

Tiago é fundador do laboratório Hemolab. A primeira unidade foi inaugurada na cidade de Alvinópolis. Após quatro anos, ele abriu uma nova unidade em Dom Silvério, e por fim, em João Monlevade, onde possui dois laboratórios.

Cidadão Honorário

O outro projeto aprovado, de nº 482, é de iniciativa do vereador Leles Pontes, concede o Título de Cidadão Honorário do Município de João Monlevade ao senhor José Alves Caldeira.

De acordo com o autor, a homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense, pelo excelente trabalho desenvolvido pelo senhor Caldeira, como é conhecido, enquanto empreendedor gerando emprego e renda no Município.

Caldeira é natural da cidade de Santa Bárbara e mudou para João Monlevade em 1973, quando começou a trabalhar na então Belgo Mineira. Dez anos depois, ele se desligou da empresa e fundou com dois sócios a empresa transportes Siderúrgicos. A empresa durou apenas um ano e dez meses, porém ele continuou com os negócios, abrindo a empresa Sempre Volta.

Atualmente, a empresa conta com uma frota de 40 cavalos mecânicos e 55 carretas, mantendo em seus quadros 70 colaboradores.

Diploma de Mérito Desportivo

De iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT), também foi aprovado o projeto de Resolução nº 483/2024, que concede o Diploma de Mérito Desportivo ao Nadador Profissional Samuel Guedes Ferreira. A honraria será entregue como reconhecimento do povo monlevadense pela brilhante trajetória esportiva, colecionando dezenas de títulos em sua modalidade e levando o nome do município pelo Brasil.

Samuel é natural de João Monlevade, e começou a nadar aos 8 anos. A partir daí, participou de várias competições ganhando suas primeiras medalhas. Atuou na seleção do Clube Usipa em Ipatinga, depois se mudou para Belo Horizonte onde treinou no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG e Minas Tênis Clube.

Após esses treinamentos, Samuel participou do Campeonato Sulamericano Master RJ ganhando 3 medalhas de ouro e 2 de prata. Depois disso, competiu em outros campeonatos sendo medalha de ouro e prata.

Atualmente, Samuel representa o Olympico Clube de BH e treina sozinho com seu técnico na piscina do CTE UFMG.

A data de entrega das homenagens será agendada.