Dois projetos e um anteprojeto são aprovados na reunião dessa quarta-feira
A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou, na reunião ordinária dessa quarta-feira, 12, em turno único o Projeto de Lei nº 1519/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 4.8 milhões. A medida tem como objetivo a inclusão da Fundação Municipal Parque do Areão e Áreas Verdes nas classificações orçamentárias da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025, permitindo que a autarquia receba recursos necessários para o seu funcionamento e o desenvolvimento de suas atividades. Quando o Orçamento foi aprovado, a Fundação ainda não estava legalmente constituída.
O crédito será destinado a quatro áreas principais de atuação da Fundação Municipal Parque do Areão e Áreas Verdes, com o seguinte detalhamento: gestão administrativa da Fundação; manutenção e conservação do Parque do Areão e Áreas Verdes; infraestrutura e revitalização do Parque do Areão e desenvolvimento e fomento ecológico.
A medida visa garantir que a Fundação, recém-criada, possa iniciar suas atividades com os recursos necessários para sua estruturação e operação, assegurando a preservação do Parque do Areão e a sustentabilidade ambiental da cidade.
Também foi aprovado na reunião, em turno único o projeto de lei 1520/2025, que altera o PPA - Plano Plurianual e a LDO - Lei de Diretrizes orçamentarias. A proposta, que tem caráter técnico, diz respeito a criação da unidade Gestora da Fundação Parque do Areão e Áreas Verdes, além da inclusão de suas respetivas ações ou programas, tanto no PPA quanto na LDO.
Anteprojeto
O agora segue para avaliação do Poder Executivo. Caso o prefeito acate a sugestão, o projeto será formalmente encaminhado à Câmara Municipal para ser apreciado e votado pelos vereadores.
Tribuna Popular
Ainda em sua fala, ela reforçou a importância de ampliar a presença feminina na política e, durante o encontro, pediu um minuto de silêncio “em respeito aos acontecimentos da última reunião ocorrida no plenário”.
A presidente também fez uma reflexão sobre a intolerância à violência de gênero, condenando atitudes de homens que intimidam e desrespeitam as mulheres. Ela reafirmou o compromisso do Conselho com a efetivação dos direitos das mulheres, chamando a atenção para a necessidade de combate à violência de gênero, seja verbal ou física, e ressaltou a importância da união entre diversos setores da sociedade para enfrentar esse problema.
A fala de Cintia foi acompanhada por representantes do conselho, integrantes de outras entidades e lideranças comunitárias. Eles estavam na plateia e levantaram cartazes manifestando apoio e pedindo respeito às mulheres.
Linhares ainda endossou que a Câmara está sempre de portas abertas para receber as demandas e discutir políticas de respeito e valorização.