Dia Municipal do Gari e denominação de rua são aprovados pela Câmara

por Acom CMJM publicado 17/08/2023 10h28, última modificação 17/08/2023 10h28

Na reunião ordinária desta quarta-feira, 16, os parlamentares da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram em primeiro turno, o projeto de lei nº 1.363/2023. De iniciativa do vereador Pastor Lieberth (União), a matéria institui a data de 16 de maio como o Dia Municipal do Gari. Segundo o vereador, o dia do gari já é comemorado em âmbito nacional, e o projeto apenas inclui a data no calendário municipal.

Lieberth endossou que a proposta é em homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a data também servirá como forma de conscientizar a população acerca da importância da categoria para o município. “Tal iniciativa mostra-se pertinente visto que não há dúvidas sobre a relevância da classe, a qual muitas das vezes, encontra-se desprestigiada, para a sociedade”.
O vereador Thiago Titó (PDT), destacou que a classe merece a valorização, uma vez que eles exercem uma função fundamental na cidade. Na oportunidade, Titó sugeriu que seja criado com um calendário com todas as datas comemorativas criadas na Casa.
Por sua vez, os vereadores Bruno Cabeção (Avante), Revetrie Teixeira (MDB) e o presidente da casa, Fernando Linhares (União) também parabenizaram o autor da matéria pela proposta e endossaram a importância dos profissionais.
 
Denominação de rua

Também foi aprovado o substitutivo ao projeto de lei nº 1.360/2023, de iniciativa do vereador Revetrie Teixeira (MDB), que denomina de “Maria Honorata Fernandes”, a atual rua 05, localizada no loteamento São Geraldo Viturino, no bairro Sion.

De acordo com Revetrie, a denominação é para regularizar as vias do bairro, uma vez que há um tempo havia duas ruas com o mesmo nome no local, o que gerava transtorno aos moradores principalmente em relação a entrega de correspondências. O parlamentar ainda destacou que a denominação é uma homenagem a Maria Honorata, pela história de vida construída no bairro.

Ela nasceu em 21 de abril de 1919 e faleceu em 19 de setembro de 1988. Ela foi a matriarca de uma família com cinco filhos. Herdou um terreno dos pais, onde seus filhos e netos viveram, lugar onde mais tarde foi feita a abertura de uma rua denominada rua 05 e pelo Decreto nº 429/1982 foi denominada de rua Cometa. Dona Maria Honorata foi moradora do bairro por muitos anos e era conhecida e admirada por todos.