Comissão de Saúde da Câmara realiza mais uma reunião com profissionais do setor

por Acom CMJM publicado 08/07/2022 11h39, última modificação 08/07/2022 11h39

Nesta quinta-feira, 7, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de João Monlevade promoveu mais uma reunião com foco nas discussões sobre as questões da saúde no município.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão vereador Revetrie Teixeira (MDB) e contou com a presença do vereador Belmar Diniz (PT), Secretária Adjunta de Saúde Simone Borba, Presidente do Conselho de Saúde Dr. Luiz Amaral, representante da Vigilância em Saúde Patrícia de Souza, advogado do Hospital Margarida Felipe Ivens, coordenadora de enfermagem do HM Polyane Botini, coordenadora da saúde Mental Eliana Bicalho, representantes da Atenção Primária à Saúde, Renata Cardini e Lilian Silva de Sá, além de membros do Conselho Municipal de Saúde.

O vereador Revetrie Teixeira questionou a respeito da vacinação nas creches e escolas, que foi sugerida na primeira reunião da Comissão.

A representante da VISA, Patrícia de Souza informou que foram aplicadas mais de 200 doses. Ela destacou que infelizmente a procura pelas vacinas é baixa. Ainda segundo Patrícia, algumas crianças apresentaram cartões de vacina atrasados e que ao serem questionados, os pais justificaram pela falta de tempo. “Temos trabalhado aos sábados, para facilitar o acesso às vacinas e trabalhamos também junto à Atenção Primária, disponibilizando as doses nos Postos. Precisamos da adesão do público. Buscamos oferecer em locais mais acessíveis para facilitar o acesso do cidadão às vacinas”.

A representante da Atenção Primaria, Renata Cardini contou que o setor de saúde se reuniu com os profissionais da educação, para falar sobre o Programa Saúde nas Escolas, que inclui vários temas não somente a vacinação. Na oportunidade eles reforçaram a importância dos professores e diretores para incentivarem sobre a importância da vacina.

A secretaria adjunta de saúde, Simone Borba, relatou que o setor está em um trabalho incansável para que o cidadão seja vacinado. No último sábado, 2 de julho, ela contou que o número de vacinados com as doses da COVID foram de 991, sendo: 1º Dose – 12; 2º dose – 28; 3º dose – 355 e 4º dose – 596. Já a imunização contra a Influenza registrou 1220 doses aplicadas.

Em relação aos atendimentos nos Postos de Saúde, Renata explicou que os exames de Covid feitos aos sábados são avaliados por uma enfermeira que orienta o paciente conforme o resultado negativo, positivo com ou sem sintomas. A servidora Lilian Silva ainda explicou que todos os postos possuem atendimento médico 40 horas. “A população pode e deve procurar os postos de saúde, antes de procurar o Hospital. Quando há necessidade, a unidade de saúde faz o encaminhamento para o HM”.

Sobre as triagens que são feitas nos Postos, Renata explicou que elas são feitas de acordo com as demandas espontâneas que chegam a Unidade conforme as prioridades e sintomas. Ela ainda informou que em alguns casos, o paciente não necessita de atendimento no mesmo dia e assim é feito o agendamento da consulta. Renata ainda endossou que todo paciente que chega à Unidade de Saúde é acolhido pelos profissionais. Segundo ela, foi feita uma reunião para capacitar a equipe no que diz repeito ao acolhimento que é dado nos Postos.

*Leitos no Hospital Margarida*

A coordenadora de enfermagem do HM Polyane Botini, contou que a unidade de saúde ampliou o número de leitos clínicos, passando de 28 para 45. Segundo ela, além destes 45 leitos, ainda há uma demanda muito expressiva para os pacientes da clínica médica, registrando assim um número maior de internações na enfermaria via SUS, inclusive de pacientes internados no pronto socorro.

Polyane ainda relatou que foram separados do setor de clínica médica os leitos cirúrgicos, que apresentam uma taxa de rotatividade e ocupação muito elevada, já que o Hospital está realizando até 35 cirurgias eletivas por dia, de uma demanda reprimida de Monlevade e região.

Sobre as ampliações que ocorrem no Hospital, Polyane explicou que com a reforma do Pronto Socorro o número de leitos de observação irá aumentar de 7 para 15, o que vai contribuir organizar o atendimento.

*Castração de animais*

Outro assunto abordado na reunião foi em relação a castração de animais. A representante da VISA, Patrícia de Souza, relatou que o setor realizou a castração de 125 animais em 2 dias. Ela explicou que a prioridade foi de animais de ruas, do canil, ONG´s, e animais dos acumuladores.

Renata ainda informou que a Vigilância está fazendo o credenciando de clínicas veterinárias para oferecer o serviço de castração. Com isto, a expectativa é que sejam castrados uma média de 120 animais por mês, durante um ano.

A Vigilância fará um processo de cadastramento dos interessados. As prioridades e o início do serviço serão divulgados pela VISA.