Comissão de Participação Popular recebe mais um cidadão na Tribuna Popular

por Acom CMJM publicado 17/08/2022 11h18, última modificação 17/08/2022 11h18

Nesta terça-feira, 16, a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de João Monlevade promoveu mais uma reunião com a participação de um cidadão fazendo o uso da tribuna popular.

A moradora do bairro Cruzeiro Celeste, Ana Ermelinda Marques, falou sobre o tema: Esporotricose - Doença zoonótica. Segundo Ana, que é formada em agronomia e pós-graduada em ciência biológicas, a esporotricose é uma doença causada por um fungo e se manifesta como ferida na pele de animais e humanos, muitas vezes denominada dermatite subcutânea. Ainda segundo ela, a doença pode atacar órgãos internos como pulmão, coração, fígado e ossos.

Ainda de acordo com Ana, a doença é causada por um fungo e transmitida pelo contato do mesmo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato.

Ana ainda relatou que tomou a iniciativa de apresentar o problema já que segundo ela, na região onde mora, algumas pessoas e animais sofreram com o ataque do fungo.

Ela sugeriu que o Executivo disponibilize o treinamento dos profissionais de saúde para detectar com mais precisão a doença. “É importante que os profissionais estejam preparados para detectar e notificar a Vigilância Sanitária os casos positivos, para que seja prescrito o tratamento correto”.

Ainda segundo Ana, nos casos positivos da doença é necessário fazer a assepsia do ambiente onde o animal se encontra.

O vereador Marquinho Dornelas (PDT), presidente da Comissão, lembrou que a reunião tem o objetivo de dar voz ao cidadão para que ele apresente os problemas e que juntos possam buscar as possíveis soluções.

Ele sugeriu que sejam feitas campanhas de informações e educativas para a população a respeito da doença. Dornelas ainda lembrou que uma verba, intermediada por ele com um deputado, está disponível na conta do Executivo, e que este valor poderia ser usado para que as campanhas fossem realizadas.

O parlamentar, Belmar Diniz (PT) relatou que buscou informações junto à Vigilância Sanitária em relação à doença e que foi informado que há poucos registros de caso na VISA, e quando foram constatados, o órgão fez um comunicado para os moradores da região. Ele ainda destacou que a orientação é que se alguém perceber alguma ferida no animal ou na pessoa, que seja comunicado à Vigilância. Belmar também enfatizou que irá levar o assunto ao conhecimento da Secretaria de Saúde.

Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingues, o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Simas (Marcão), e representantes da ONG Cia. Do Bem, Daniela Fonseca de Paula e Moisés Soares Martins.