Comissão de Desburocratização quer agendamento online do Procon e Central de Informações

por Acom CMJM publicado 23/08/2022 15h58, última modificação 23/08/2022 15h58

Na manhã desta terça-feira, 23, a Comissão de Desburocratização da Câmara Municipal de João Monlevade se reuniu para discutir quais serão os seus próximos objetivos. Na oportunidade, estiveram presentes o vereador e presidente da Comissão, Bruno Cabeção (Avante), os vereadores Fernando Linhares (União) e Revetrie Teixeira (MDB), além do representante do setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Renan Caldeira Nunes e a gerente do Procon, Rosa Cecília Machado Otoni de Barros.

Durante o encontro a Comissão decidiu que irá buscar meios para implantar o agendamento online do Procon no aplicativo Conecta Monlevade e a criação da Central de Informações. A primeira proposta visa facilitar o acesso do cidadão ao órgão, para que ele tenha a possibilidade de agendar o atendimento sem a necessidade de comparecer presencialmente ao Procon, que atualmente funciona no prédio da Câmara.

Já a proposta da criação da Central de Atendimento foi apresentada para que a população seja orientada sobre os serviços prestados pela Prefeitura e como ter acesso a eles. A sugestão é que um profissional fique à disposição da população para fazer os encaminhamentos aos serviços ou departamentos corretos. Além disso, a proposta prevê a distribuição de folder e material de apoio para orientar o cidadão.

CND Digital e mais sugestões

Na última reunião realizada pela Comissão, os integrantes discutiram a respeito da implantação da CND Digital. O serviço ainda não está disponível, já que é preciso que os sistemas da Prefeitura estejam interligados entre si, para a emissão do documento. O responsável pelo TI do Executivo, Renan Caldeira, informou, durante a reunião de hoje, que o Executivo já enviou à empresa E&L uma notificação para disponibilizar o serviço, porém ainda não houve acordo sobre esta demanda.

Renan ainda reforçou que o contrato com a E&L está finalizando em dezembro deste ano e que espera nova licitação. Ele destacou que será essencial que somente uma empresa seja responsável pelo sistema de gestão do município, facilitando a disponibilização do documento digital.

Por sua vez, o vereador Revetrie Teixeira sugeriu que a Comissão acompanhe e avalie o processo de licitação e o contrato da próxima empresa, uma vez que, após finalizado o processo, se torna mais difícil que alterações sejam feitas.

Ainda na reunião, Fernando sugeriu a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Ele destacou que o sistema vai agilizar a informação entre os vários setores públicos.

A Comissão enviará ofício para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e para o Ministério da Economia para buscar informações de como o serviço pode ser ofertado.