Câmara Municipal aprova três propostas voltadas para saúde e para o resgate histórico
Com o objetivo de fomentar assuntos importantes e promover a conscientização sobre questões de saúde mental, preservar a história e os direitos trabalhistas, além de honrar o legado de contribuições significativas para a comunidade local, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou em primeiro turno, três projetos de lei durante a reunião desta quarta-feira, 6.
O primeiro deles, de nº 1.381/2023, institui a "Semana Municipal de Informação, Combate e Prevenção à Depressão". A matéria é de iniciativa dos vereadores Belmar Diniz (PT) e Gustavo Maciel (Podemos).
A proposta é que as atividades sejam realizadas anualmente no mês de setembro, com o objetivo de combater o estigma associado à depressão, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento, e promover a disseminação de informações sobre a doença em diversos públicos, com ênfase no meio estudantil.
O projeto destaca a gravidade da depressão como um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, com impactos significativos na vida emocional, relacionamentos, desempenho acadêmico e profissional, além de aumentar o risco de suicídio. A Semana propõe a realização de diversas atividades, como palestras, workshops, campanhas de conscientização e outros eventos.
Dia da Luta Operária de João Monlevade
Também foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei Nº 1.410/2023, que institui o "Dia da Luta Operária de João Monlevade" no Calendário Oficial do Município. Proposto pelo vereador Belmar Diniz, o projeto estabelece que o dia 8 de agosto seja dedicado à preservação, honra e homenagem aos trabalhadores do município, especialmente os metalúrgicos da antiga "Belgo Mineira", em memória da histórica "Greve de 23 dias" ocorrida a partir de 16 de julho de 1986.
O objetivo, segundo Belmar é promover o acesso democrático ao conhecimento sobre eventos históricos do município, incentivar a busca pelos direitos trabalhistas e a valorização do trabalhador. Além disso, o projeto propõe a realização anual de uma sessão solene, organizada pela Câmara Municipal em colaboração com o Poder Executivo, organizações da sociedade civil, entidades e representações sindicais, em memória de todos que contribuíram para esse marco trabalhista.
Dia da Conscientização da Saúde
Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 1.417/2023, que institui o "Dia de Conscientização da Saúde" no Calendário Oficial do Município. A proposta, apresentada pelo vereador Revetrie Teixeira (MDB), estabelece que o dia 11 de novembro seja dedicado à promoção da conscientização sobre questões de saúde em memória ao médico e cidadão honorário Railton Franklin Silva.
Revetrie destacou a importância da iniciativa em homenagem ao Dr. Railton Franklin, ressaltando sua significativa contribuição para a medicina e o serviço à comunidade. “A proposta não apenas celebra a memória do ilustre médico, mas também busca promover uma tradição anual de educação em saúde, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes”.