Câmara homenageia mulheres com diploma “Mulher Construtora da Democracia”

por Acom CMJM publicado 19/03/2019 11h13, última modificação 19/03/2019 11h13
Câmara homenageia mulheres com diploma “Mulher Construtora da Democracia”

Izabel, Maria de Lourdes e Maria Perpétua foram reconhecidas como "Construtoras da Democracia"

A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na noite do último dia 13, solenidade para entrega do diploma “Mulher Construtora da Democracia”. O diploma é entregue a mulheres que se destacam pela coragem de seus atos, sempre em prol do próximo. A atividade integra a Semana da Mulher, ocasião em que o Legislativo monlevadense celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

Este ano, as homenageadas foram Izabel Leite Braga, Maria de Lourdes da Costa Moreira e Maria Perpétua Cardoso Gomes. As três foram escolhidas por meio de uma comissão especial formada pelo vereador Toninho Eletricista (PHS – representante da Mesa Diretora); pelo jornalista Marcelo Manuel de Melo, representante da imprensa local; e por Elivânia Braz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense.

Izabel Leite Braga é monlevadense e bisneta de Pedro Francisco Monlevade, descendente do engenheiro francês Jean Monlevade. Começou sua atuação na comunidade logo cedo, aos 14 anos, quando integrou o Serviço Social do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo. Foi filiada ao então PFL, partido pelo qual foi secretária e delegada, tendo disputado uma eleição municipal. Também foi a primeira secretária da então Associação Comercial de Monlevade, atual Acimon, entidade da qual foi diretora por dois anos. Atuou como corretora de imóveis, voluntária da Cruz Vermelha e foi uma das responsáveis pela criação da Guarda Mirim no município. Izabel desenvolve, ainda, um importante trabalho na área ambiental por meio da Estância Canteiro Verde, da qual é proprietária. As atividades envolvem serviços de jardinagem e paisagismo em diversos locais de Monlevade e cidades da região. É integrante da Associação Mulheres em Ação (AMA).

A itabirana Maria de Lourdes da Costa Moreira veio para João Monlevade em 1963, residindo desde então no bairro Rosário. Trabalha há mais de quatro décadas como costureira e cabeleireira. Dona Lourdes integrou o primeiro Clube de Mães fundado no município em 1963, mesmo ano em que ela chegou na cidade. Na época, fazia vários serviços de costura para arrecadar recursos para a construção da sede do clube. Como voluntária, dona Lourdes sempre participou de eventos e ações sociais oferecendo corte de cabelo gratuito às pessoas. Há 15 anos, faz parte da Irmandade do Santíssimo da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário.

Maria Perpétua Cardoso Gomes, mais conhecida como dona Naná, é natural de Nova Era e se mudou para Monlevade em 1962 ao se casar com o senhor José Úrsula. Começou a trabalhar muito jovem para ajudar nas finanças da casa. Ainda em Nova Era, aprendeu muito de sua bagagem musical em um colégio de freiras. Estudou canto e piano, aprendeu a ler partituras e a reger corais. Ingressou na Pastoral Familiar em 1975, serviço do qual participa até hoje. É regente do coral adulto da Pastoral que participa de missas e outros eventos. Dona Naná também é membro do Coral Monlevade, fundado há mais de cinco décadas. Juntamente com o saudoso marido e a senhor Helena Gonçalves foram os responsáveis por trazerem para Monlevade o mesmo modelo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) existente em Juiz de Fora. Além disso, trouxe para o município a Pastoral da Criança e, com ela, a distribuição da multimistura a famílias carentes para a melhoria da saúde das crianças subnutridas.

O presidente da Câmara, vereador Leles Pontes (PRB), parabenizou o trabalho desenvolvido pelas três homenageadas e destacou a importância da mulher para a sociedade. “A mulher tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade e ela se desdobra em mãe, esposa, trabalhadora, dona de casa. Desempenha com sabedoria e delicadeza as atividades que lhe são confiadas. Por isso, parabenizo às nossas homenageadas pelo importante trabalho que desenvolvem em nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento do município, e a todas as mulheres que buscam sempre contribuir para a melhoria da sociedade em que vivemos”, afirmou.