Câmara de Monlevade concede título de Cidadania Honorária a Otacílio Quintão Carneiro

por Acom CMJM publicado 21/11/2019 16h46, última modificação 21/11/2019 16h46

Otacílio Carneiro e a esposa Celma Dias junto aos vereadores durante homenagem

A Câmara Municipal de João Monlevade homenageou na noite do dia 30 de outubro, com o título de Cidadão Honorário o empresário Otacílio Quintão Carneiro. A honraria foi concedida pelo vereador Vanderlei Miranda (PL) como reconhecimento do povo monlevadense por seu empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município e na geração de emprego e renda.

Otacílio é natural de Marliéria, no Vale do Rio Doce, sendo o caçula dos cinco filhos do casal Sebastião de Barros Carneiro e Emídia Souza Quintão. Iniciou sua vida profissional aos 16 anos como atendente na lanchonete de uma empresa em Coronel Fabriciano. Três meses após ser admitido na empresa, Otacílio, que demostrava interesse no setor de autopeças, foi transferido para o referido setor atuando como conferente de mercadoria pelo período de seis meses. Posteriormente, foi promovido a vendedor e, a partir daí, foi conquistando cada vez mais espaço na empresa até assumir a gerência da filial de Governador Valadares em 1986.

Casou-se em 1991 com Celma de Lacerda Dias com quem teve três filhos: Anderson, Lane e Taís. Em novembro de 1993, Otacílio montou sua primeira loja de autopeças em Conselheiro Lafaiete juntamente com três amigos. Três anos depois, ele se mudou para João Monlevade para formar uma nova sociedade, desta vez, com o irmão José Geraldo Carneiro, da Autopeças Rondomig que, na época, passava por dificuldades financeiras. A parceria entre os irmãos se manteve por 18 anos. Em 2009, Otacílio montou a Auto Center Rondocar, no Cruzeiro Celeste, juntamente com a esposa e a cunhada Zelma Dias. Em 2014, após desfazer a sociedade com o irmão, o empresário montou a Otacílio Revenda de Autopeças Ltda., localizada na avenida Armando Fajardo. No ano seguinte, foi inaugurado o espaço de eventos Dias de Festa, no bairro Santo Hipólito. Atualmente, Otacílio mantém três empresas que, juntas, contam com 28 colaboradores.

Após receber a homenagem, Otacílio agradeceu à Câmara pelo reconhecimento. “Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para que eu pudesse estar aqui hoje recebendo esta homenagem. Minha família sempre foi a base de tudo e está comigo em todos os momentos, sejam alegres ou tristes. Aos meus amigos e colaboradores, o meu muito obrigado. Vocês me ajudaram a chegar até aqui. Essa conquista também é de vocês”, ressaltou.

O vereador Vanderlei Miranda, autor da proposição, enalteceu o empreendedorismo de Otacílio. “Fico feliz em poder prestar esta homenagem a uma pessoa que acreditou no potencial da nossa cidade. Monlevade deve muito a você e à sua família, principalmente a região do Cruzeiro Celeste, pois vocês escolheram aquela região para empreender. Agora, como cidadão monlevadense, tenho certeza que você vai continuar trabalhando ainda mais para o desenvolvimento de nossa cidade ”, declarou.

Por fim, o presidente da Casa, vereador Leles Pontes (Republicanos), parabenizou Otacílio Carneiro por sua veia empreendedora e por enxergar grandes possibilidades visando o desenvolvimento do município.