Câmara de Monlevade concede título de Cidadania Honorária à educadora Ilca de Sousa Alves

por Acom CMJM publicado 10/12/2018 10h47, última modificação 10/12/2018 10h47

Ilca de Souza Alves, nova cidadã honorária de João Monlevade, posa junto aos vereadores

A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na noite do último dia 28 a entrega do título de Cidadania Honorária à educadora e presidente do Lions Clube Monlevade Centro, Ilca de Sousa Alves. A honraria foi concedida pelo vereador Thiago Titó (PDT) diante os relevantes serviços sociais prestados por Ilca de forma voluntária e por sua atuação como educadora.

A homenagem, que foi entregue durante a reunião ordinária, contou com a presença de familiares e amigos de Ilca, membros do Lions Clube Monlevade Centro, do Núcleo de Professores Aposentados (Nupra) e do Rotary Club.

Ilca é natural de Corinto, filha de Antenor de Souza e Maria Ferreira de Souza. É viúva, tem dois filhos e dois netos. Desde cedo, demonstrou vocação de educadora. Aos 17 anos, concluiu o curso de Magistério na Escola Normal em Conselheiro Mata, Diamantina. Lá permaneceu como professora do curso primário por ter sido uma aluna dedicada. Ilca também se especializou em Didática da Linguagem e se formou em Pedagogia e, posteriormente, em Letras. Possui um vasto currículo educacional, tendo passado pelos estados de Goiás, Sergipe e Piauí.

Em Monlevade, Ilca tem um importante legado na área educacional. Lecionou na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip), no Colégio Kennedy e também no Colégio Estadual. Foi ela a responsável pela construção da Escola Estadual Antônio Papini, na qual permaneceu 18 anos como diretora. Ilca também esteve à frente da Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec) por 12 anos. Ela foi a responsável pela regulamentação da escola e pela construção de sua sede.

Além de sua atuação na área educacional, Ilca foi uma das fundadoras do Nupra, criado em agosto de 1987, com apenas 20 associados. Atualmente, a entidade conta com mais de 50 membros que se reúnem frequentemente em viagens e festividades com o objetivo de estreitar os laços de amizade. Ilca também é membro do Lions Clube Monlevade Centro desde junho de 2010, com expressiva atuação. Foi presidente da entidade em 2011 e desde julho passado está novamente à frente do clube.

Em seu discurso, Ilca Alves se disse muito honrada em receber o título. “Gostaria de agradecer à Câmara e ao jovem vereador Thiago Titó por me proporcionarem este momento tão especial. Fico extremamente emocionada em receber tamanho reconhecimento. Agradeço também à minha família, meus filhos, netos, irmãos, aos companheiros do Lions, do Nupra e do Rotary pela amizade durante tantos anos. Espero honrar o titulo a mim conferido”, declarou.

Autor da homenagem, o vereador Thiago Titó enalteceu o trabalho de Ilca como educadora e também sua atuação na área social. “Estou imensamente satisfeito em poder homenagear uma pessoa que tanto fez e ainda faz por nossa cidade. Parte da educação de Monlevade passou por suas mãos e devemos muito a você por isso. Além de tudo, o trabalho social que você desenvolve junto ao Lions também é de grande importância. Parabéns a mais nova cidadã honorária de João Monlevade”, afirmou.