Câmara de João Monlevade reforça ações ambientais por meio do Broto da Vida

por Acom CMJM publicado 04/10/2017 10h28, última modificação 04/10/2017 10h28

A Câmara de João Monlevade trabalha o desenvolvimento sustentável por meio do projeto Broto da Vida. E para reforçar a questão, o presidente Djalma Bastos (PSD) reuniu-se no último dia 29 com servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estagiários do projeto e coordenadores do Broto no Legislativo, para traçar os principais pontos a serem trabalhados ainda este ano. O vereador Sinval Dias (PSDB) também participou das discussões.

Djalma pediu que os estagiários trabalhem em três principais vertentes: educação ambiental em escolas e comunidades no que diz respeito à prevenção das queimadas; disseminação de informações no combate à dengue e outras doenças, por meio da Vigilância em Saúde; e ainda a conscientização sobre a separação de lixo úmido e lixo seco, de forma a incentivar sempre mais a coleta seletiva na cidade. “A parceria entre os poderes públicos é sempre positiva quando se beneficia diretamente a população. Agradeço ao empenho e competência de cada um aqui presente. Este projeto é inovador e inclusive recebemos demandas de outras Câmaras que desejam implantá-lo”, destacou Djalma. Os estagiários ainda pontuaram algumas dificuldades que têm, mas destacaram que em geral, são sempre bem recebidos pela população.

Projetos Nascentes

Outra ação que envolve a parceria da Câmara Municipal por meio do Broto da Vida diz respeito ao Projetos Nascentes. A inciativa, realizada por segmentos como Pastoral Familiar e da Criança, Emater, Lions Clube Sobral, Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon), Secretaria de Meio Ambiente, alunos da Universidade Federal de Ouro Preto – campus João Monlevade, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) e comunidade em geral, tem como objetivo trabalhar para a recuperação de nascentes da cidade. No último domingo, 1º de outubro, foi feita ação no bairro Cidade Nova. Além de plantio de mudas em uma nascente do bairro, foi oferecido à comunidade serviços de beleza por meio do Instituto Embeleze, brincadeiras de rua com o professor Clever Machado, aferição de pressão, distribuição de algodão doce e almoço, além claro, do trabalho de conscientização ambiental. “São ações deste tipo que fazem a diferença. Parabéns aos organizadores. A Câmara é parceira e agradece o convite em contribuir com este trabalho”, declarou o presidente.