Câmara de João Monlevade recebe Secretária de Saúde e Psiquiatra para Debate sobre Prevenção ao Suicídio

por Acom CMJM publicado 17/10/2024 13h27, última modificação 17/10/2024 13h27

Na reunião dessa quarta-feira, 16, a Câmara Municipal de João Monlevade recebeu a Secretária Municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, e a médica psiquiatra e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosangela Guimarães Ribeiro. Elas utilizaram a tribuna para pedir apoio aos vereadores para que ampliem as discussões e ajudem a divulgar informações sobre a prevenção ao suicídio. Na oportunidade, elas também falaram das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, como a realização do Simpósio Intersetorial de Prevenção ao Suicídio realizado em setembro, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Raquel destacou que durante o simpósio, representantes de diversos setores se reuniram para discutir a importância de abordar essa questão delicada e traçar propostas e planejamentos de trabalho de prevenção ao suicídio. A Secretária enfatizou a necessidade de sensibilizar os vereadores, incentivando-os a disseminar informações sobre a importância de buscar ajuda. “Estamos realizando uma capacitação para as agentes de saúde, para que também possam identificar sinais de risco e atuar na prevenção”, afirmou Raquel, ressaltando a relevância do trabalho em conjunto.

A psiquiatra Rosangela Ribeiro também trouxe à tona a importância de falar sobre o suicídio, mesmo diante da dor que o tema pode causar. Segundo ela, o setor de saúde está desenvolvendo a iniciativa "Setembro a Setembro", que visa manter a discussão ativa ao longo do ano, por meio de simpósios, reuniões e capacitações. Rosangela lembrou que o município conta com um serviço de saúde mental que acolhe pacientes em potencial risco de suicídio, mas destacou a necessidade de alcançar mais pessoas que enfrentam problemas de saúde mental. “Queremos capacitar tanto profissionais quanto a comunidade em geral para que possam identificar quem está em risco e encaminhar para o tratamento adequado”, enfatizou Rosangela.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), endossou as falas, sugerindo a criação de um canal de comunicação semelhante ao utilizado pelos Alcoólicos Anônimos. “Um diálogo pode ser fundamental. Muitas vezes, um momento de conversa pode mudar a trajetória de alguém em desespero”, ressaltou.

Ao final da reunião, Raquel e Rosangela entregaram um folder com informações sobre a prevenção ao suicídio, reforçando a necessidade de continuidade as ações de sensibilização e apoio à saúde mental.