Câmara de João Monlevade presta homenagem a senhora de 100 anos de vida

por Acom CMJM publicado 16/06/2023 08h00, última modificação 16/06/2023 08h00

A Câmara Municipal de João Monlevade teve a honra de conceder nesta quarta-feira o Diploma Centenários à senhora Giselda Brandão Soares, que completou 100 anos de idade. A cerimônia, realizada no plenário da Câmara, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades locais.

A entrega do Diploma foi proposta pelo vereador Thiago Titó, que mencionou que é a primeira vez que o Legislativo concede a homenagem a alguém. “Dona Giselda está fazendo história sendo a primeira pessoa a receber esta homenagem. Esta data vai ficar marcada aqui em nosso município”. Ainda em sua fala, Titó ressaltou a importância de reconhecer o exemplo de vida e dedicação de Dona Giselda. "É uma imensa satisfação poder homenagear uma pessoa tão especial como Dona Giselda. Ela é um exemplo de força, determinação e amor pela família. Sua história de vida inspira a todos nós e merece ser celebrada."

Na oportunidade, Giselda agradeceu a homenagem. “Em primeiro lugar agradeço a Deus pela minha saúde e peço a Ele que conceda saúde a todos para que também cheguem aos 100 anos como eu cheguei”.

O assessor de Governo, Gentil Bicalho, esteve presente na cerimonia representando o prefeito Dr. Laércio Ribeiro. Em seu discurso, ele falou da alegria em participar da solenidade e enalteceu as qualidades da homenageada. “Esta é a primeira vez que esta Casa Legislativa presta homenagem a uma pessoa que completou 100 anos. Alcançar esta idade é uma dádiva de Deus, requer determinação e a Dona Giselda tem muita vitalidade, como demonstra seu currículo. Desejo a ela muitos anos pela frente e que a família continue sempre unida”.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares, também fez questão de expressar sua admiração por Dona Giselda. “Em nome da Câmara Municipal e de toda a nossa comunidade, gostaria de agradecer à Dona Giselda e parabenizá-la pela passagem do seu aniversário. Que sua história inspire as gerações futuras a perseguir seus sonhos, a superar adversidades e a construir um futuro melhor para todos”.

Biografia

Dona Giselda Brandão Soares nasceu em 15 de dezembro de 1922, em Itabira. Ela viveu sua infância na fazenda da Damásia, ajudando seus pais nas tarefas domésticas e agrícolas. Estudou até a 3ª série em uma escola próxima à fazenda.

Aos 16 anos, casou-se com Geraldo Fonseca e tiveram 14 filhos. Giselda sempre desempenhou diversas atividades, como produção de rapadura, farinha de mandioca e cuidado com os porcos. Seu marido era marceneiro e produzia móveis de alta qualidade.

Dona Giselda é conhecida por sua animação, participação em festas, jogos de baralho e habilidades com crochê. Ela sempre foi uma figura presente na vida de seus filhos, netos e bisnetos, auxiliando nos cuidados dos recém-nascidos. Superou dificuldades como a perda de entes queridos e um acidente em que quebrou o fêmur aos 94 anos, mostrando sua força e resiliência voltando a andar normalmente. Atualmente, aos 100 anos, Dona Giselda reside em João Monlevade, onde leva uma vida alegre e feliz, apreciando a companhia de seus familiares e amigos.