Câmara concede título de Cidadania Honorária a Francisco Bernardino

por Acom CMJM publicado 19/09/2019 11h34, última modificação 19/09/2019 11h34
Câmara concede título de Cidadania Honorária a Francisco Bernardino

Francisco Bernardino e a esposa Maria Helena junto aos vereadores ao receber o título de Cidadão Honorário

A Câmara Municipal de João Monlevade condecorou na noite dessa quarta-feira, 18, com o título de Cidadão Honorário o senhor Francisco Bernardino dos Santos. A honraria foi concedida pelo vereador Belmar Diniz (PT) como reconhecimento do povo monlevadense pelos relevantes serviços prestados por Bernardino à comunidade.

Bernardino, que é natural de Juazeiro, na Bahia, veio para Monlevade em 1967. Desde criança, sempre teve um apreço muito grande aos esportes. Tem formação técnica em Eletrotécnica e trabalhou na então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, atual ArcelorMittal Monlevade, até se aposentar. É casado com Maria Helena de Souza com quem tem dois filhos: Francisco José Bernardino e Lívio Augusto Bernardino.

No esporte, se dedicou ao futebol e ao karatê e, em 1977, juntamente com os amigos do futebol, foi responsável por um dos maiores projetos de entretenimento da cidade: a transformação de um time de futebol em clube sócio esportivo – o Real Esporte Clube. Desde a sua criação, Bernardino tem participação efetiva no clube. Ocupou vários cargos, como o de presidente, e atualmente exerce a função de secretário. Desde 2015, Bernardino pratica natação no Real, participando de várias competições. Já conquistou 58 medalhas e em 2018 ficou em terceiro lugar no estado em sua categoria.

Além do esporte, Bernardino se dedica ao trabalho social. Já integrou vários conselhos municipais e entidades locais e, atualmente, faz parte da Loja Maçônica Harmonia, onde é responsável pelos projetos “Bethel Filhas de Jó” e “Demolay”. Por meio desses projetos, são desenvolvidos diversos eventos filantrópicos para arrecadar recursos a serem destinados a entidades locais.

Bernardino agradeceu a homenagem e enalteceu o seu amor por Monlevade. “Além de cidadão juazeirense, sempre me considerei um cidadão monlevadense, pois aqui fui muito bem recebido. E hoje reafirmo meu compromisso com esta cidade recebendo o título de Cidadão Honorário. Essa é a maior homenagem que pude receber. Agradeço, de coração, ao Belmar, que se tornou um amigo da natação, e a todos os vereadores por me proporcionarem este momento”, afirmou.

O vereador Belmar Diniz, autor da honraria, destacou o trabalho desenvolvido por Bernardino. “Hoje é um dia muito feliz para mim, pois presto esta homenagem a um grande amigo que a natação me trouxe. Bernardino é muito querido por aqueles que o têm como amigo, pois seu jeito simples e carismático conquista a todos. Monlevade deve muito a você, pois seu amor pelo esporte e pelo trabalho social fez e faz gerar grandes frutos. Que Deus abençoe você e sua família para que continue desempenhando com amor aquilo que se prontifica a fazer”, declarou.

Por fim, o presidente da Casa, vereador Leles Pontes (Republicanos), parabenizou Francisco Bernardino por sua grande atuação junto ao esporte monlevadense e também pelos relevantes serviços sociais prestados à comunidade.