Câmara concede Moção de Aplausos à AMEC com casa cheia

por Acom CMJM publicado 05/12/2019 12h51, última modificação 05/12/2019 12h51
Câmara concede Moção de Aplausos à AMEC com casa cheia

Coral em Harmonia, composto por alunos da Amec, vereadores e diretoria da instituição durante entrega de homenagem

Na noite dessa quarta-feira, 4, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu Moção de Aplausos à Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec) pelos 31 anos de fundação, contribuindo no desenvolvimento do município com um ensino de qualidade e riquíssimo conteúdo, resultando na preparação e formação de cidadãos conscientes. A homenagem foi de autoria do vereador Guilherme Nasser (PSDB). A homenagem contou com a presença do secretário municipal de Educação, Teotino Damasceno Filho.

A Amec foi fundada em 1987 após o senhor Josué Silva Abreu, dono do então Instituto Castro Alves, ter inspirado vários pais a se unirem com o objetivo de manter em João Monlevade uma escola séria, inovadora e comprometida com os valores familiares. A sede da instituição começou a ser erguida em 1989, quando o município doou à Amec o terreno onde hoje ela está localizada, à rua Santa Rita, no bairro Aclimação. A construção contou com a colaboração da comunidade escolar e no decorrer dos anos ganhou quadra, parquinho, novas salas de aula e mobiliários. Em 2017, a Amec aderiu ao sistema de ensino Bernouli e ofereceu aos seus alunos uma educação pautada em Neurociências com crenças de afeto como via de aprendizagem e crescimento. Este ano, foi acrescentada à prática da instituição os exercícios de Mindfulness, técnica que propicia atenção plena e focada auxiliando na transformação do sujeito tornando-o mais altruísta, ético, tolerante e justo.

Atualmente, a instituição conta com 170 alunos e a partir de 2020 propõe-se a ampliação de sua prática pedagógica iniciando o seguimento do Ensino Fundamental II – do 6º ano 9º ano. A AMEC tem à frente a diretora Karina de Souza Faria e seu Conselho Administrativo é presidido por Luciano Torres Pereira, e tem como vice Luiz Cláudio Dornelas.

Em seu discurso, a diretora Karina Faria agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da mesma para a instituição. “Estou muita grata e feliz por estar à frente da associação neste momento tão importante. Essa conquista não é minha, mas de toda a comunidade escolar que sempre esteve engajada para fazer o melhor para a Amec. Cada um de vocês – professores, funcionários, ex-professores, alunos e ex-alunos, pais, são de extrema importância para nós e para o desenvolvimento de nossa instituição. Agradeço à Câmara pelo reconhecimento e a todos que contribuem de alguma forma para o sucesso da Amec”, declarou.

O presidente do Conselho Administrativo da Amec, Luciano Torres, também agradeceu a homenagem e se disse satisfeito por mais essa conquista da instituição.

Já o autor da proposição, o vereador Guilherme Nasser, parabenizou à Amec pela homenagem e ressaltou a importância da instituição para a educação monlevadense. “Me sinto honrado em poder prestar essa homenagem à Amec, uma instituição cada vez mais comprometida com a qualidade do ensino oferecido a seus alunos. Como pai de um aluno, agradeço à Karina e a todos os envolvidos pelo compromisso e atenção para com nossos filhos e pelo zelo com cada um deles. Desejo votos de muito sucesso à Amec e que sua trajetória seja ainda mais bonita”, afirmou.

Por fim, o presidente Leles Pontes enalteceu o trabalho desenvolvido pela Amec e pelo engajamento de toda a comunidade escolar na construção de uma instituição cada vez mais comprometida com uma educação de qualidade.

O Coral em Harmonia, composto por alunos da Amec, encerrou a solenidade com uma bela apresentação.