Câmara aprova projeto que institui a Política Municipal de Turismo em João Monlevade
Em turno único, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram o projeto de lei nº 1.367/2023, de iniciativa do Executivo, que institui a Política Municipal de Turismo e dá outras providências. A matéria recebeu emenda 1 e 2, apresentadas pelo vereador Gustavo Prandini (PTB).
O vereador Gustavo Prandini (PTB) comentou as emendas, ao qual ele é autor. Ele destacou que as sugestões foram para aprimorar o texto. A emenda 1, incluindo entre os prestadores de serviços turísticos, as associações sem fins lucrativos. Já a emenda nº 2, acrescenta no artigo 4º mais um objetivo das políticas de turismo, que diz: Democratizar e propiciar o pleno acesso ao turismo no município a toda população, contribuindo para a elevação de bem-estar e garantia dos direitos humanos.
Ainda em sua fala, Gustavo Maciel lembrou que João Monlevade já possui o título de Capital do Fio Máquina, além de possuir outras potencialidades para o setor de turismo, como o turismo de negócios, turismo ecológico no Parque do Areão, Floresta Clube, Serra do Seara, entre outros.
Durante as justificativas, os parlamentares comentaram a respeito de uma postagem na rede social da Fundação Casa de Cultura, que segundo eles, estaria insinuando que a Câmara estaria travando a tramitação do projeto. Eles se disseram desrespeitados e pediram um posicionamento do Executivo a respeito do assunto. Revetrie Teixeira (MDB) informou que vai enviar ofício para a prefeitura solicitando informações sobre o fato bem como a retratação sobre o ocorrido.
Cessão de uso
Na reunião, os vereadores também aprovaram em segundo turno, o projeto de lei nº 1.337/2023, de iniciativa do Executivo, que autoriza a cessão de uso de uma área de terreno à Associação Comunitária Comunicativa FM. A matéria contém emenda apresentada pela Comissão de Educação e Subemenda pela Comissão de Legislação e Justiça.
A matéria recebeu voto contrário do vereador Vanderlei Miranda (PL).