Broto da Vida, coleta seletiva e Sistema de Inspeção Municipal são algumas das ações da Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 03/07/2017 11h54, última modificação 03/07/2017 11h54

Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais uma vez, a Câmara de João Monlevade é parceira do Executivo nas ações alusivas à data, que serão desenvolvidas amanhã, 6, durante todo o dia, na Praça do Povo.  Mas a atuação do Legislativo monlevadense no desenvolvimento sustentável vai além disso.

Desde 2015, está institucionalizado pela Câmara o projeto ambiental Broto da Vida. Com foco em promover a interação entre a Câmara e a comunidade, o projeto permite ainda que o Legislativo promova a conscientização ambiental em diferentes públicos, com foco na legislação aplicável, na educação, prevenção e combate a questões nocivas à natureza. Conforme destacado pelo presidente da Casa, Djalma Bastos (PSD), por meio do Broto a Câmara vai além de legislar e fiscalizar. “Participamos ativamente da busca do desenvolvimento sustentável que tanto almejamos. É por meio do Broto que apoiamos a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) e a Prefeitura para a implantação definitiva da coleta seletiva”, explicou Djalma. Tal apoio permitiu o aumento dos materiais coletados pela associação e ainda, a conquista de um convênio, que permitiu a cobertura do galpão da instituição.

Apoio à Vigilância em Saúde e implantação do SIM

A Câmara Municipal também apoia projetos da saúde por meio do Broto da Vida. O Legislativo monlevadense é parceiro da Vigilância em Saúde (Visa), em especial no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Esta ação específica envolve nossa parceria com estagiários, em especial os de Engenharia Ambiental, que visitam os bairros junto com os agentes de endemia, fortalecendo a educação ao cidadão”, explicou Djalma.

Outra ação que o Legislativo vem buscando efetivar é o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) a nível regional, importante ferramenta para regularizar a produção e comercialização de produtos de origem animal. “A Câmara Municipal vem buscando constante diálogo com municípios da região para finalizarmos esta questão. O SIM protege o produtor rural e proprietários de açougue que terão a regularização do que comercializam, e é benéfico também ao consumidor, que terá segurança da origem e do controle de qualidade do que compra”, explicou.

Educação ambiental nas escolas

A educação ambiental nas escolas também é trabalhada pelo Broto da Vida. Estagiários do projeto vão até as escolas do município e desenvolvem projetos ambientais, como plantio de hortas, além de ministrarem palestras educativas. Outra ação que que vem sendo trabalhada desde 2015 é a preservação de nascentes e a patrulha ambiental, para atuar em especial na prevenção e combate às queimadas.

Para Djalma, a celebração da data coloca em evidência a importância de se preservar o meio ambiente, mas a prática da sustentabilidade deve ser constante. “A causa ambiental sempre foi uma das minhas principais bandeiras. Acredito firmemente que preservar o meio ambiente é respeitar a vida. Enquanto cidadão e vereador, sempre trabalharei para isto. E hoje estando presidente da Câmara de João Monlevade, afirmo que todos os vereadores apoiam o Broto da Vida”, declarou Djalma.