Audiência Pública na Câmara Municipal apresenta instalação do Instituto Federal de Educação na cidade

por Acom CMJM publicado 02/12/2024 10h51, última modificação 02/12/2024 10h51

 

Na noite desta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de João Monlevade sediou uma Audiência Pública para discutir a instalação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMG). A reunião se deu em atendimento ao requerimento nº 33/2024, de iniciativa do vereador Belmar Diniz, através da solicitação do reitor do IFMG, professor Rafael Bastos Teixeira.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Linhares parabenizou a realização da audiência, agradeceu a participação dos vereadores no apoio ao projeto e reafirmou o compromisso do Legislativo neste e no próximo mandato. “Reafirmo o compromisso desta casa com ações assertivas para fomentar e estruturar, cada vez mais, o Instituto na cidade” concluiu.

O prefeito Laércio Ribeiro falou da importância do Instituto para a cidade. Lembrou que a vinda de uma educação de nível federal torna a cidade um polo estudantil. Ele enfatizou que o funcionamento da sede, no Areão, perpetuará a presença do instituto na cidade. “É um marco histórico para a nossa cidade, a prefeitura sempre estará a disposição de todos” concluiu. 

Rafael Bastos disse que o Instituto Federal é a cara do Brasil. “Nós trazemos a diversidade, a oportunidade, somos um ensino público gratuito interiorizado socialmente referendado” disse. Segundo ele é necessário valorizar a educação pública do nosso país que é uma educação de excelência. O reitor enfatizou o trabalho dos educadores e reforçou a necessidade da agilidade na instalação, uma vez que as oportunidades aparecem e quem precisa da educação não pode esperar.

Durante toda a audiência, todas as falas enalteceram a implantação do instituto na cidade. O alto nível de ensino proporcionará aos alunos e a cidade, mais capacitação e aumento da mão de obra, além de fomentar o mercado imobiliário e a economia local.

A audiência contou com a presença dos secretários municipais, diretores de escolas municipais, estaduais, particulares e cursinhos, profissionais da educação, saúde, alunos e representantes de entidades, imprensa, público e convidados.  

Local de Funcionamento

A grande questão que envolvia a instalação do Instituto na cidade e que foi amplamente comentada e discutida nos últimos dias, era sobre o uso da escola Jenny Farias, localizada no centro da cidade para funcionamento do Instituto. Durante a audiência a dúvida foi esclarecida pela secretária de educação Alda Ferreira Silva Fernandes “ o IF está chegando não é para tirar ninguém, de lugar nenhum, podem acalmar os corações” disse ao informar das diversas reuniões com o o superintendente de ensino de Nova Era, Joel dos Santos Pereira.

Ela lembrou da importância das escolas Jenny Farias e Laranjeiras para a cidade. “Em um futuro próximo, é lógico que vamos precisar desse espaço físico” disse ao esclarecer que várias visitas já foram feitas, e os estudos continuam e que com a proximidade do fim do ano letivo, do pós período de matrícula, todas as decisões serão pautadas no bem comum e com atenção especial e cuidadosa sobre os alunos e toda a comunidade escolar.

Presenças

Participaram da Audiência, além do autor, Belmar Diniz, o presidente da Casa, Fernando Linhares, os vereadores Revetrie Teixeira, Thiago Titó,  Leles Pontes e Bruno Cabeção, o reitor do IFMG Rafael Bastos Teixeira, o prefeito de João Monlevade Láercio José Ribeiro, a secretária municipal de educação Alda Ferreira Silva Fernandes, a conselheira de Itaipu Binacional Gleide Andrade, a ex-secretária municipal de educação de João Monlevade Maria do Sagrado, o superintendente regional de ensino de Nova Era  Joel dos Santos Pereira, a pró-reitora de administração e planejamento do IFMG Fernanda Pelegrini Honorato Proença, a professora do IFMG  - Campus Ponte Nova e membro da comissão de implantação do IFMG campus João Monlevade Ingrid Machado Silveira, o professor do IFMG  campus Ponte Nova e membro da comissão de implantação do IFMG  campus João Monlevade Leonardo de Paiva Barbosa, o diretor de avaliação institucional do IFMG  e membro da comissão de implantação do IFMG  campus João Monlevade Nelis Silva