Aprovação de matérias, Tribuna Popular e manifestação sobre falta d’água marcam reunião ordinária desta quarta-feira

por Acom CMJM publicado 26/08/2022 08h35, última modificação 26/08/2022 08h42

Nessa quarta-feira, 24, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram 3 projetos de lei, além de várias indicações durante a reunião ordinária. Entre os projetos está o de nº 1.284/2022, de iniciativa do Executivo. A matéria, aprovada em redação final, dispõe sobre a Política Pública de Assistência Social de João Monlevade/MG, instituindo o Sistema Único de Assistência Social no município – SUAS.

Já em segundo turno e redação final os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei n° 1.277/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB), que institui o Estatuto do Pedestre no município. A matéria prevê diretrizes voltadas à melhoria da infraestrutura urbana que dá suporte à mobilidade, bem como visa garantir os direitos dos pedestres.

Em segundo turno, foi aprovado o projeto de lei n° 1.288/2022, de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante), que institui o Selo “Empresa Amiga do Jovem Aprendiz”. A matéria contém emenda apresentada pela Comissão de Legislação e Justiça e Redação.

Tribuna Popular

A presidente da Apae João Monlevade, Mércia Ferreira Pires Cardoso, fez uso da Tribuna Popular para falar sobre a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Segundo ela, o evento que é promovido em todo Estado, teve início no dia 21 e vai até o dia 28 de agosto.

Mércia explicou que o lema da campanha é “Superando barreiras para garantir a inclusão”. Em sua fala, ela endossou a importância em fomentar o assunto e discutir políticas públicas que garantam a inclusão e os direitos da pessoa com deficiência.

Segundo Mércia, dentre as ações desenvolvidas na campanha estão o passeio e trilha ecológica com os alunos, palestra com o tema “Sexualidade”, além da participação dos estudantes da Apae no Festival Paraolímpico de Futebol e Atletismo, nas cidades de Timóteo e Ipatinga. No sábado, a instituição promoverá uma carreata saindo da Associação até a Praça do Povo onde serão realizadas várias atividades alusivas ao tema.

Na oportunidade ela agradeceu a todos os vereadores pelo apoio dado à instituição e o empenho em resolver as questões mais urgentes. “É muito importante este apoio, mas ainda precisamos evoluir muito. Temos uma lei municipal que trata do emprego para pessoas com deficiência, mas ainda são poucos que estão inseridos no mercado de trabalho”.

Manifestação por falta d’água

Após a votação das matérias, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, suspendeu a reunião para ouvir os moradores dos bairros Mangabeira, Rosário e Vale do Sol que compareceram à sessão. De forma ordeira e pacífica, os populares reivindicaram soluções para a falta d’água na região.

O morador do bairro Mangabeiras, Carlos Augusto Alvarenga, explicou que o problema é constante e que muitas vezes falta água para atender as necessidades básicas do dia a dia. Segundo ele, os moradores se reuniram com representantes do DAE no dia 22 de junho, porém após este encontro o problema teria se agravado. Ele contou que foi feito um abaixo-assinado, com mais de 300 assinaturas, e que a população afetada passava de 700 pessoas.

Gustavo Maciel, lembrou que a Câmara já aprovou um projeto que autoriza o Executivo a contratar um empréstimo com o BDMG, no valor de R$ 1 milhão, para realizar obras que visam a solução do problema. O recurso será usado para a construção de reservatório, adutora de água e elevatória com bombeamento para atender os bairros.

Durante o uso da Tribuna, todos os vereadores se mostraram solidários aos moradores e garantiram que irão buscar soluções que resolvam o problema da falta de água. Eles sugeriram uma reunião com responsáveis do DAE e cobraram que uma ação imediata seja adotada para solucionar o problema.

O líder do Governo, vereador Belmar Diniz (PT), relatou que entrou em contato com o diretor do DAE, José Afonso Martins, e foi informado que os investimentos e os recursos previstos para solucionar definitivamente o problema, não poderão ser utilizados este ano devido ao período eleitoral. Belmar ainda relatou que o DAE já iniciou a obra de construção de uma rede emergencial de 500 metros, passando próxima à Câmara Municipal, Polícia Civil até a rua Hidelbrando Santana para reforçar o abastecimento nos bairros. Ele endossou que o Executivo está aberto ao diálogo com os moradores e que o DAE está à disposição, caso necessário, para fazer o abastecimento das residências com caminhão pipa.